Empreendedorismo

Arquitetura

Arquitetos precisam educar os clientes e preparar-se para as exigências deles, diz especialista em marketing para o setor

Vivian Faria, especial para HAUS
03/03/2023 14:27
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Basta “um passeio” pelas redes sociais para ver que cada vez mais profissionais e empresas de todas as áreas, inclusive da arquitetura e design, apostam nelas para vender seus produtos e serviços. Da mesma forma, há cada vez mais perfis que tentam ensinar arquitetos e designers a usar essas ferramentas a favor de seus negócios. A dúvida que surge, então, é: será que basta o domínio de uma ferramenta para permitir que os profissionais da área tenham cada vez mais sucesso em seus negócios?
Para o especialista em marketing para arquitetura e design Marcos Nascimento, que trabalha há 13 anos com o setor, a resposta é “não”, e a explicação para isso é que algumas mudanças mais profundas são necessárias na forma como o setor é encarado pelos clientes e também em como se relaciona com eles. Nascimento esteve em Curitiba na noite desta quinta-feira (2) para uma palestra realizada pela Romanzza Curitiba e pelo Club & Casa Design com o tema “A Arte de Vender”, que também é título de seu livro.
“O setor de arquitetura e design está distante de outros como o financeiro, o de saúde, o do direito, em que as pessoas contratam pensando: 'eu preciso disso e pronto, então vou pagar'. Com arquitetura, as pessoas contratam e querem pagar o preço que elas acham melhor. A minha proposta é ensinar os profissionais do setor a educar o cliente, porque o cliente ainda pensa que a arquitetura não é essencial”, afirma Nascimento.
Isso faz com que quem trabalha no setor não tenha um padrão em relação às condições de trabalho e precificação. “Então, as pessoas fazem loucuras. Temos desde aqueles que produzem de graça até quem cobra preços exorbitantes”, diz o especialista.
Esse processo educativo passa pelo preparo dos profissionais para lidar com os clientes, que estão cada vez mais exigentes – o que, por sua vez, passa por investir em marketing. “Na arquitetura, nós erramos quando pensamos que só precisamos fazer um bom projeto e podemos ficar aqui atrás da mesa esperando alguém aparecer. Isso é um pensamento muito ultrapassado”, analisa Nascimento.
Conforme ele, para usar o marketing a favor do negócio, é preciso estabelecer o posicionamento do profissional ou escritório, definindo questões como metas e público-alvo. É só a partir disso que será possível identificar as ações necessárias para atrair os clientes que se deseja e fazer um planejamento que permita aos profissionais vender mais projetos.