Arquitetura
Arquiteto e designer instalam gangorras na fronteira EUA-México para questionar muro entre países
Gangorra entre Estados Unidos e México questiona muro entre as fronteiras. Foto: Luis Torres/AFP | AFP
O arquiteto Ronald Rael e a designer Virginia San Fratello instalaram 29 gangorras na fronteira entre México e Estados Unidos para questionar o muro que divide os países. Os brinquedos foram colocados entre Sunland Park, na cidade do Novo México, nos EUA, e Anapra, no México.
Eles se aproveitaram da cerca metálica com vãos na fronteira e encaixaram as gangorras. O plano existe desde 2009, quando ambos pensaram em ações e propostas de design para reconsiderar a barreira.
Rael é professor no Departamento de Arquitetura da Universidade da California, em Berkeley, e já recebeu o prêmio de Voz Emergente da Liga de Arquitetura de Nova York, um dos mais cobiçados dos EUA. Virginia é professora do Departamento de Design na Universidade Estadual de São José, também nos EUA.
“Não há dois lados definidos por um muro. Isto é uma só paisagem, dividida“, disse Rael em uma palestra no TED. Para o arquiteto, fronteira é uma linha em um mapa, um local onde as culturas se misturam e se fundem de formas magníficas, por vezes violentas e, ocasionalmente, ridículas.
No futuro próximo, a intenção dos pesquisadores é criar outras intervenções para ressignificar o muro e, quem sabe, até ajudar a apagá-lo do mapa.