Arquitetura

Arena olímpica de handebol será convertida em escolas

HAUS
15/08/2016 12:35
Thumbnail
A Arena Olímpica de Handebol e Golbol terá vida curta. Após a Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, a estrutura será desmontada e reutilizada para construir quatro escolas públicas pela cidade. A assinatura do projeto é dos escritórios Oficina de ArquitetosLSFG Arquitetos Associados.
Como edifício temporário projetado com sistema  modular, a vida da construção será prolongada de uma maneira diferente ao ganhar nova função social ao invés de enfrentar longos períodos de abandono, como acontece com diversas arenas pelo mundo.
A arena está localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e tem uma área aproximada de 24 mil m², com capacidade para 12 mil pessoas.
A estrutura priorizou características pouco usuais na arquitetura atual, como flexibilidade, mutabilidade e adaptabilidade. Ela é essencialmente metálica, com núcleo de concreto e  fechamento com brises de madeira reciclada. A forma octogonal de sua base pode se adaptar a diferentes organizações espaciais, favorecendo a economia e facilitando a construção das escolas.

LEIA TAMBÉM

Conheça a arquitetura das arenas cariocas

Já pensou em plantar uma poltrona viva no seu jardim?

Casas saídas de contos de fadas para alugar no Airbnb