Arquitetura
Prédio com arquitetura sustentável em construção no Cabral é um dos melhores do Brasil
Novo edifício com paisagismo de Burle Marx em Curitiba terá selo de sustentabilidade. Imagem: Divulgação
O residencial Arbo Cabral, novo marco arquitetônico ainda em construção no bairro homônimo em Curitiba, está entre os 10 finalistas nacionais da categoria residencial profissional da 6a. edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável. A ordem classificatória será conhecida a partir do dia 15 de março.
Primeiro empreendimento da incorporadora MDGP, o edifício ficará na Rua São Pedro, 84, esquina com a Avenida Anita Garibaldi. Um de seus destaques é o paisagismo assinado pelo renomado escritório Burle Marx, o primeiro da capital paranaense. O projeto arquitetônico ficou a cargo dos arquitetos José Smolka e Fernanda Cassou.
“O Arbo Cabral foi concebido para ser uma referência como foi seu vizinho, o edifício Michelangelo, um ícone da arquitetura dos anos 70/80”, declara o escritório Smolka Arquitetura. As varandas triangulares, dispostas em uma volumetria diferenciada, contam com árvores e canteiros verdes nas 21 unidades do empreendimento.
As plantas, de 240 m² e 379 m² (cobertura) privativos, têm flexibilidade para acomodar 3 ou 4 suítes. Todos os quartos e salas são voltados para a face norte do empreendimento, com esquadrias do teto ao piso, garantindo insolação. Serão 3 vagas de garagem por unidade. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2020.
Concorrem também na categoria Projeto Residencial a Residência Manacá, da DAS Arquitetos. Na categoria Projeto Institucional, destaque para a Sede Administrativa da Fecomércio Sesc Senac RS, de autoria do premiadíssimo Estúdio 41, também de Curitiba.