Arquitetura

Em apenas 38 m² projeto une linguagem contemporânea e retrô

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
11/09/2018 13:20
Thumbnail
A composição harmônica entre as linhas contemporâneas e o ar retrô descreve o apartamento projetado pela arquiteta Marcela Madureira para um casal que estava deixando um imóvel de 90 m² por um de 38 m², em São Paulo.
“Eles estavam cansados do trânsito e o marido estava morando fora da cidade, ficando em casa somente durante o final de semana. Então, o casal resolveu se mudar para um apartamento menor, localizado na mesma rua onde ela trabalhava”, lembra a arquiteta. Para que isso fosse possível, eles desapegaram de todos os pertences, pois nada do apê anterior coube no novo projeto, e investiram em um espaço charmoso, que tem na cozinha seu ponto focal.
Fotos: Ana Mello
Fotos: Ana Mello
Com cerca de 15 m², ela ocupa a área antes destinada à sacada, para a qual a planta da construtora já previa instalação hidráulica para pia e churrasqueira. Revestida com ladrilho hidráulico em tons de verde e laranja, que também estão presente na marcenaria e nos eletrodomésticos, ela foi fechada em vidro, o que manteve a vista para o bairro e a luz natural em abundância.
Na sala, um armário (com linhas retas e sem puxadores, o que faz com que se assemelhe a um painel) se estende de ponta a ponta. Setorizado, ele abriga a despensa e serve de apoio para roupas e para a lavanderia, além de receber nichos para a TV, adega, cafeteira e objetos de decoração.
De frente para ele, cobogós brancos fazem a vez de parede na separação entre a sala e o quarto e trazem o ar retrô para o projeto. “Ele é um material leve, com um desenho bonito, que garante privacidade e luminosidade ao quarto”, destaca Marcela. Uma poltrona Charles Eames traz o toque de design ao espaço, enquanto o paisagismo é garantido pela móvel que esconde a condensadora do ar-condicionado, que funciona como horta.