Arquitetura

Apartamento antigo ganha ares modernos em projeto que valoriza o conforto

Guta Brandt*
05/12/2019 10:54
Thumbnail

Foto: Celina Germer | CELINAGERMERRr

Este projeto de reforma começou com um objetivo principal: integrar três salas fechadas. O living, a sala de TV e a sala de jantar – além da varanda – tinham bons tamanhos mas, sem a integração, pareciam espaços pequenos e apertados. O conceito aberto possibilitou aos proprietários do apartamento desfrutar de uma área social de cerca de 70 m², com os ambientes integrados.
O imóvel antigo, localizado em São Paulo, trouxe um desafio para o projeto assinado pelo designer de interiores Henrique Freneda. Ao remover uma das paredes, o profissional descobriu um pilar estrutural. “Este pilar era bastante fino e, já que ele não poderia ser retirado, resolvi fazer com que fosse a cereja do bolo. Engrossamos a estrutura com drywall e fizemos alguns “rasgos” nela, para embutir iluminação de LED. Com isso, o pilar ficou robusto e se destacou no projeto”, conta.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Outro destaque desta reforma são as diferentes texturas presentes no espaço. Na sala de jantar, o revestimento cimentício 3D combina perfeitamente com o lustre em formato de origami de pássaros, que traz um tom mais clássico e, ao mesmo tempo, mais artístico para a decoração deste ambiente. No lavabo, o 3D do revestimento hexagonal também ganha destaque.
“A casa da gente tem que ficar com a nossa cara. Por isso, acho fundamental que cada projeto tenha a identidade de cada cliente”, ressalta Freneda. Prova disso é a escolha da cor. O azul acinzentado é a tonalidade preferida dos proprietários do imóvel e foi escolhida pelo designer para integrar todas as áreas. “O pilar e as vigas foram pintados da mesma cor das paredes para dar a sensação de que ela está invadindo o espaço”, explica o profissional. O porcelanato na cor cimento queimado contrasta com mobiliário e também ajuda a trazer a sensação de integração às salas e à varanda.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
O tapete em tom de rosa goiaba e a madeira presente em alguns móveis aquecem e trazem aconchego ao espaço. Além disso, o clima de “jardim urbano” ajuda a relaxar. “Trabalhamos com muito verde e cada cantinho foi pensado para trazer conforto para o dia a dia da família”, destaca Freneda. O paisagismo, assinado por Luciano Zanardo, traz vasos em diferentes alturas espalhados por toda a área social. Além disso, quadros com fotos de jardins assinados pelo paisagista ganharam destaque no living.

Retrofit de mobiliário

Outro ponto alto do projeto é a reforma de alguns móveis que já existiam no apartamento e a manutenção de algumas características que foram mantidas, como as portas originais. “Não quis substituir as portas existentes e, para renová-las, utilizei a mesma cor das paredes. Os detalhes em madeira fizeram com que elas ganhassem destaque, mas sem quebrar a uniformidade da cor”, explica o designer de interiores.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Para ele, reformar a mobília existente, além de ser sustentável, ajuda a evitar gastos desnecessários e faz com que o cliente se identifique ainda mais com o projeto. Por isso, um móvel que não tinha uma função definida, mas que o cliente queria muito manter, foi totalmente restaurado e virou uma adega. Além disso, as antigas cadeiras e o sofá dos proprietários ganharam cara nova. Este último recebeu revestimento em tom verde esmeralda para fortalecer ainda mais o clima natural do projeto.

Confira outras fotos do projeto:

Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
*Especial para HAUS

LEIA TAMBÉM