Arquitetura

Antigo resort nazista vai virar condomínio de luxo

HAUS
09/10/2016 21:55
Thumbnail

Fotos: Metropole Marketing/Reprodução

Você moraria ou passaria as férias em uma antiga construção nazista? A questão tem levantado debates calorosos na Alemanha, como mostra reportagem da Business Insider, depois do anúncio de que um antigo resort nazista vai ressurgir como condomínio de luxo.
A construção levantada à beira do Mar Báltico nas ilhas do norte da Alemanha, embora desativada, é até hoje o maior resort turístico do mundo, com 4,3 quilômetros de extensão.
A ideia de projetar a propriedade na ilha de Rügen partiu do próprio Adolf Hitler em 1936, três anos antes do país invadir a Polônia. Mais tarde o local recebeu o apelido de Prora e, depois de pronto, conseguiu hospedar mais de 20 mil pessoas simultaneamente.
De acordo com o historiador Roger Moorhouse, o edifício faraônico foi pensado para abrigar temporariamente operários que trabalhavam na região e um agrado para os integrantes da Gestapo, como um ato pacífico para angariar apoio do povo alemão.
Mas após  início da Segunda Guerra Mundial, a construção de Prora parou. Apesar disso, 4,3 quilômetros foram finalizados ao longo de três anos pelas mãos de 9 mil operários. Ao fim do conflito, o empreendimento foi abandonado.
“As fotos não fazem jus”, defende Moorhouse. “É grande demais. É de longe uma das estruturas mais impressionantes do mundo.”
Em 2013 a incorporadora alemã Metropole Marketing adquiriu a propriedade e agora quer transformar o espaço em um condomínio de luxo com apartamentos permanentes e alguns flats disponíveis somente para o verão. Será o Prora Solitaire Home e o Prora Solitaire Hotel Apartments and Spa.
O novo resort só fica pronto em 2022, mas a incorporadora já está comercializando os apartamentos com valores que variam de US$ 400 mil a US$ 725 mil. Pode parecer longe, mas a construção fica a apenas três horas de carro de Berlim, a capital do país.
A arquitetura no novo residencial seguirá linhas modernistas, bem racionalistas, como a construção original. Todo o projeto de design de interiores será assinado e vai primar por uma estética contemporânea.

Veja mais fotos do empreendimento com passado nazista

LEIA TAMBÉM

Site oferece revelação gratuita de fotos para decorar a casa

Vai ter muita cor na decoração em 2017

Designer paranaense assina ambientes do primeiro iate Armani no Brasil

13 canais do YouTube para quem ama arquitetura