Reforma

Arquitetura

Antes e depois: projeto de interiores transforma apartamento de 27 m²

Da redação
07/05/2024 17:42
Thumbnail
Tamanho não é documento, já diz o ditado. E quando o assunto são apartamentos pequenos, fica ainda mais nítido como a metragem quadrada reduzida não implica em espaços menos confortáveis ou limitados em suas funções. Pelo contrário, a partir de um bom projeto de interiores, é possível otimizar a planta, garantir conforto e funcionalidade ao uso dos ambientes e proporcionar espaços que agradem aos olhos e convidem à permanência naquele local.
É o que ocorre no apartamento Mateus Grou, localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo. Com 70 anos e 27,54 m² de área privativa, o imóvel ganhou ares modernos e revitalização com projeto assinado pela Fattore Studio, via Studio Archa, a pedido de seus proprietários, que moram no litoral e tem o apartamento como ponto de apoio para curtas estadias de trabalho, visitas aos familiares e rotinas médicas na capital paulista.
Os primeiros pedidos deles para a reforma, inclusive, incluiam aquelas características mencionadas: praticidade e sensação de acolhimento ao estarem no imóvel. Eles também desejavam poucos móveis e o aproveitamento de alguns de que já dispunham, mas sem que o espaço tivesse tom minimalista.

A reforma

Para atendê-los, o Fattore Studio apostou na atualização do layout do apartamento, a partir de pontuais, mas relevantes soluções, que proporcionaram mais amplitude, funcionalidade e circulação nos ambientes.
Apartamento ganhou cores e amplitude visual com novo projeto de interiores | Divulgação
Apartamento ganhou cores e amplitude visual com novo projeto de interiores | Divulgação
A primeira alteração aconteceu já no hall de entrada, cujo cabideiro e divisória em madeira com a área de estar foram substituídos por banco e divisória com pintura artística, mantendo a separação física, mas trazendo leveza à entrada do apartamento.
Na cozinha, pequena, o armário que guardava os eletrodomésticos e áreas de trabalho deu lugar à marcenaria em "L" em tons neutros. A cuba e cooktop de indução tiveram suas posições invertidas para a melhor utilização da saída de exaustão. O destaque, no entanto, é o gavetão abaixo da pia, pensado para servir de espaço para armazenamento de vassouras, rodos e outros utensílios de limpeza.
Avançando pelo imóvel, chega-se à área de jantar, onde o canto alemão foi mantido e proporciona lugares para até cinco pessoas. Integrada a ela, a sala de estar ganhou sofá-cama, o que dobra a capacidade de hospedagem no apartamento de duas para até quatro pessoas, com conforto. Ainda na área social, a pequena sacada recebeu dois bancos e mesa de centro, além de vasos com plantas. Assim, os proprietários ou hóspedes podem desfrutar a vista e momentos ao ar livre em contato com a natureza.

Transição

A ligação da área de estar com os espaços íntimos do apartamento se dá por um pequeno corredor que leva ao quarto e ao banheiro. Antes área de leitura, ele foi renovado e transformado em espaço de armazenamento, comportando malas, roupas e itens decorativos.
À frente dele, a instalação de um espelho potencializa a sensação de amplitude do espaço, além de trazer funcionalidade para o dia a dia de quem frequenta o apartamento. Ao lado, o banheiro teve a área do box melhor aproveitada com a retirada da antiga banheira e a inserção de um banco de apoio para a lavagem e/ou secagem dos pés. A instalação de acessórios voltados à acessibilidade do espaço foi outro ponto de atenção da reforma, a pedido dos proprietários.
Por fim, o quarto ganhou iluminação indireta e nova disposição da cama, que agora conta com duas mesas laterais, uma em cada um dos lados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!