Reformas

Arquitetura

Antes e depois: boas soluções no projeto de arquitetura transformam a cozinha dos imóveis

Redação
13/03/2024 19:19
Thumbnail

Projeto da arquiteta Isabella Nalon trouxe integração e luminosidade natural para esta cozinha | Julia Herman Fotografia

Muito mais que eletrodomésticos novos, a atualização de uma cozinha merece ter como base a otimização do espaço e a adoção de soluções que tornem o ambiente tão prático e funcional para o dia a dia quanto convidativo para vivenciá-lo. Esse cômodo, que sempre foi o popular "coração da casa", transcendeu rótulos e ganha cada vez mais espaço como ambiente de estar e convivência nos lares contemporâneos.
Um lugar para cozinhar, mas também para conviver e criar memórias é o que tem aparecido em projetos como os da arquiteta Isabella Nalon, que encara a reforma desse ambiente como uma missão dupla: resolver as necessidades do morador enquanto adiciona beleza e praticidade ao ambiente.
“O segredo, que não é tão segredo assim, é exercer a criatividade que alinha ideias e os recursos que nos permitem desenvolver aquilo que nosso cliente espera”, explica. "Com ideias fora da caixa, o profissional de arquitetura traz a sua habilidade para desenvolver soluções quase inimagináveis", afirma ela ao defender que o olhar especializado permite aproveitar as boas características do imóvel e encontrar maneiras de acomodar todas as demandas, seja na reforma de uma cozinha recém-entregue pela construtora ou na renovação de um espaço antigo.
A arquiteta dividiu com HAUS os detalhes sobre quatro reformas em cozinhas, com antes de depois, para você conferir o poder transformador de um bom projeto de arquitetura:

Reforma completa

Reforma radical define a execução dessa cozinha idealizada por Isabella Nalon. "Pensamos em uma marcenaria funcional para armazenar os itens da cozinha e que também combinasse esteticamente com a proposta decorativa do ambiente. Ela foi essencial para trazer a sensação de acolhimento e aquecer a decoração", afirma a profissional ao comentar a escolha pela madeira. A paleta de cores, com branco e bege também ganha calor acompanhada do material. Para garantir integração da cozinha à copa, o projeto explorou as extremidades dos cômodos para instalar as bancadas e a marcenaria. Na parte central, a base de apoio recebeu uma mesa contígua à peça de jantar. “A integração é percebida não só pelo uso comum do espaço, mas também pela escolha e aplicação dos materiais”, afirma a arquiteta. O resultado foi um ambiente leve e claro, que se tornou ponto de encontro diário dos moradores.

Integração com o estar

Nessa reforma, a cozinha que antes era apertada e ficava isolada do restante da área social ganhou circulação mais fluída e muita luminosidade natural com a retirada de uma das paredes, promovendo integração da planta original. A sensação de unidade foi ampliada com o uso dos revestimentos, que prolongam as linhas do ambiente. Para a bancada, a arquiteta especificou um composto de quartzo e resina, com ótimo custo-benefício, além de ser resistente a manchas e riscos; já o tom de cinza escolhido garante a criação de um bloco monocromático com a marcenaria.

Repaginação total

Com alterações eficazes, a cozinha deste apartamento ganhou uma estética contemporânea e mais funcionalidades. Saíram de cena os azulejos decorados e entrou a bancada de quartzo grafite, muito
bom para o preparo dos alimentos, pois não mancha nem risca. "Para o piso, adotamos o porcelanato de grande formato, de 90 x 90 cm, que cuida da integração de tudo: ele segue da varanda, passando pela área social e cozinha, e vai até os quartos", revela. Para suavizar a iluminação natural proveniente da janela com esquadrias pretas, uma persiana rolo cumpre o papel de velar a entrada de luz e tirar o peso do acabamento.

Mais personalidade sem abrir mão da função

Em um de seus projetos recentes, as palavras de ordem foram funcionalidade e personalização, motivada pela paixão do morador pela culinária. Ao entrar em ação, a arquiteta optou pela aparência de uma tradicional cozinha brasileira, marcada pelo uso das cores vivas e revestimentos. Como os membros da família gostam de cozinhar e estão constantemente neste cômodo, foi necessário desenvolver soluções que trouxessem praticidade, como o aparador com rodinhas que pode ser deslocado para onde a família preferir. Na parte estrutural, a solução escolhida foi por abrir um vão entre a sala de jantar e a cozinha, conectando os ambientes - e a instalação de uma porta de correr garantiu que nenhum deles perdesse espaço de circulação.