Arquitetura
O antes e depois desta cozinha mostra o poder transformador de uma reforma
Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios
Não é tarefa fácil para olhos destreinados abstraírem o impacto que um revestimento datado ou instalações desatualizadas causam para enxergar em um imóvel antigo possibilidades de melhoria. A reforma da cozinha assinada pela arquiteta Carolina Portes, no entanto, é um exemplo de como uma reforma bem executada pode transformar um cômodo ou até uma casa inteira e torná-la mais prática e confortável para seus moradores.
O conceito do projeto baseia-se em soluções inusitadas e na otimização do aproveitamento do espaço, sendo a primeira delas a integração do ambiente com as áreas de jantar e estar a partir da abertura da parede, que recebeu uma bancada para refeições rápidas (e que também serve de apoio ao jantar), sob a qual foi instalado um armário sob medida. “Abrindo a parede da cozinha trouxemos mais claridade para o apartamento. A integração era um pedido do casal, que gosta de receber”, explica a arquiteta.
Como o imóvel era antigo, com pelo menos 40 anos, as instalações elétricas e hidráulicas foram refeitas. A janela foi substituída por uma esquadria antirruído e o revestimento foi atualizado com a instalação de pastilhas cerâmicas nas paredes e porcelanato no piso (o mesmo aplicado nas demais áreas sociais do apartamento).
O pulo do gato, no entanto, está ‘escondido’ nos detalhes. A porta de serviço foi isolada internamente por um painel de madeira, à frente do qual foi instalada a geladeira. Ao lado dela, um nicho móvel, que compõem a adega, esconde o quadro de luz do apartamento. A antiga dependência de empregados, por sua vez, deu lugar à despensa.
“O banheiro da empregada virou uma nova suíte no apartamento. O espaço restante do cômodo se transformou na despensa (de 0,8 m x 1 m), com saída para a cozinha e fechada por uma porta de correr com duas folhas em laca, sendo que a segunda delas dá acesso à lavanderia. Isso fez com que fossem necessários menos armários na cozinha”, detalha Carolina.
A obra teve duração de cerca de um mês e orçamento aproximado de R$ 45 mil, incluindo os eletrodomésticos.