Grande Curitiba
Arquitetura
Alphaville anuncia empreendimento com mais de 1 milhão de m² em áreas verdes preservadas

O Grupo Alphaville lança no próximo dia 8 de novembro seu mais novo empreendimento na grande Curitiba: o Alphaville Paraná. Apresentado ao mercado 20 anos após o lançamento do tradicional Alphaville Graciosa, o novo projeto foi desenhado segundo os conceitos que norteiam as construções contemporâneas e está localizado em Campo Largo, com acesso pelo Viaduto Prefeito Marcelo Puppi, a 15 minutos do ParkShoppingBarigui.
A área de mata nativa preservada, que soma mais de 1,4 milhão de m² e corresponde a cerca de 60% da área do condomínio, é um dos principais destaques do projeto, que conta com 487 lotes. A metragem deles parte dos 700 m².
“Estamos preservando uma quantidade de área verde significativa, fazendo com que o residencial se relacione de forma saudável com a comunidade e as pessoas. O cuidado com a natureza é uma premissa do nosso negócio”, afirma em nota Klaus Monteiro, CEO da Alphaville.

As soluções de sustentabilidade ainda contemplam a instalação de placas de energia fotovoltaica no bloco de apoio do condomínio e iluminação LED nas ruas internas, mais eficientes energeticamente. Também está prevista a instalação de um totem para recarga de veículos elétricos e um sistema de reaproveitamento de água das chuvas.
O método construtivo escolhido para a construção dos espaços comuns é a madeira engenheirada, ainda pouco comum no Brasil -- presente apenas no prédio da loja de chocolates Dengo e no condomínio Arvoredo, ambos em São Paulo --, mas que, devido à tecnologia empregada, garante à madeira uma resistência mecânica semelhante e até superior a do concreto armado.
"É um sistema muito prático, leve, industrializado, que garante uma obra rápida, limpa e sustentável, uma vez que a madeira é certificada e proveniente de reflorestamento", explica Eron Costin, arquiteto do escritório curitibano Estúdio 41, que assina o projeto do clube do Alphaville Paraná juntamente com os sócios João Gabriel Rosa, Martin Kaufer Goic, Emerson Vidigal e Fabio Henrique Faria.

Além disso, o Grupo Alphaville ainda planeja criar um Regulamento Ambiental próprio para o empreendimento, com o objetivo de incentivar a construção de telhados verdes, a utilização de energia sustentável e regras para manutenção das áreas protegidas e cuidados com a fauna local. As residências do condomínio ainda deverão ser projetadas para captar águas pluviais e cumprir a permeabilidade exigida em cada lote, que fará com que o empreendimento some 93% de toda a área total permeável, considerando os espaços de mata preservada.
“Um dos nossos diferenciais é contar com uma equipe própria de engenheiros ambientais, inclusive in loco. Para termos certeza que cada etapa da obra aconteça da maneira mais segura para fauna e flora”, reforça Monteiro.
Projeto
O reconhecido escritório curitibano Estúdio 41, que assina os projetos da Estação Comandante Ferraz, na Antártida, e da Galeria Laguna, tido como o "prédio mais sustentável do mundo", é o responsável pelo desenvolvimento das áreas comuns do Alphaville Paraná.
Com linguagem contemporânea, elas compõem mais de 35 mil m² e foram dispostas em unidades isoladas que tiram partido da inclinação do terreno em relação as áreas dos lotes, propondo uma nova implantação no comparativo do que já havia sido feito em outros empreendimentos do Grupo Alphaville.
"Optamos por não projetar um edifício monobloco, mas de segmentar o programa de necessidades e distribuir as 'caixinhas' isoladas ao longo desta 'montanha' por áreas afins. Em uma extremidade, temos a churrasqueira e o salão de festas, que são espaços mais barulhentos. Na outra, um ateliê. E, ao redor de todo o terreno, há uma grande pista de caminhada e corrida que entra na floresta, sobe a 'montanha', acompanha a topografia em um percurso inusitado", detalha Costin. O arquiteto lembra que todas as unidades receberão acabamento externo em pintura na cor preta, o que fará com que, ao serem iluminadas à noite, as diferentes unidades das áreas comuns pareçam lanternas acesas em meio ao condomínio.
Os interiores destes espaços têm projeto do arquiteto Leandro Garcia e está em sintonia com o arquitetônico, com todos os blocos apresentando praticamente os mesmos acabamentos internos, o que garante a unidade do conjunto. "Os diversos usos de cada espaço, porém, pedem atmosferas diferentes: a paleta de cores é clara e fresca nas áreas de jogos e academia, passando por tons mais terrosos no salão de festas e chegando até texturas rústicas e naturais no ateliê, ambiente mais introspectivo do clube", detalha Garcia.
Além dos espaços fechados, a área do clube prevê quadras de tênis, de beach tennis e de padel, campo de futebol, piscinas – com raias semiolímpicas, para adultos e infantil –, além do compartilhamento de bicicletas.

O projeto paisagístico, por sua vez, é do escritório Felipe Reichmann, com mais de 20 anos de experiência na área. O conceito foi desenvolvido para permitir aos moradores estabelecerem uma conexão direta com a natureza e desfrutar momentos de lazer em família em mais de 17 mil m² de praças e jardins.
Atributos
A segurança dos moradores é outro atributo que ganha atenção no projeto do residencial, que terá portaria monitorada 24 horas por dia, controle de acesso informatizado e limite de velocidade nas vias.
Outro diferencial será o ônibus próprio para fazer o transporte dos alunos entre o condomínio e o colégio Bom Jesus da Aldeia, localizado a cerca de 15 minutos do endereço.
O Alphaville Paraná será lançado no próximo dia 08/11. O stand de vendas presenciais estará localizado na Rua Olavo Bilac, 29. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Grupo Alphaville.