Arquitetura

Com custo de US$ 12,9 bilhões, China finaliza imenso aeroporto em formato de ‘estrela-do-mar’

Bruno Gabriel
08/07/2019 20:00
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Aeroporto Internacional de Daxing, em Pequim Foto: Wikimedia.

Com um projeto que chegou a US$ 12,9 bilhões, Pequim acaba de ganhar o Aeroporto Internacional de Daxing, o segundo aeroporto internacional da capital chinesa. A obra conta com 700 mil metros quadrados e deverá ter um fluxo de 72 milhões de passageiros por ano até 2025.
Projetado pela Zaha Hadid Architects, o design do novo terminal chama a atenção. O plano arquitetônico buscou seguir princípios da arquitetura tradicional chinesa, com espaços interconectados em torno de um pátio. São seis “pontas” que se ligam a um saguão central, o que fez com que o projeto recebesse o apelido de “estrela do mar” pela imprensa local.
Além da questão cultural, a escolha pela estrutura compacta e radial minimiza as distâncias percorridas pelos passageiros entre o check-in e o portão de embarque, assim como entre portões de conexões entre voos. Os percursos foram limitados a 600 metros entre postos de controle e portões mais remotos, não existindo a necessidade da utilização de ônibus ou trens para o transporte de passageiros de um terminal a outro. Além de esteiras automáticas e sinalização clara, a ideia é que todos os serviços e comodidades dos passageiros estejam localizados na principal quadra central do projeto.
Saguão de serviços do Aeroporto Internacional de Daxing
Saguão de serviços do Aeroporto Internacional de Daxing
A sustentabilidade também foi um ponto considerado na construção do terminal, que incluiu 100% de coleta de água da chuva e utilização de painéis solares para disponibilização de energia elétrica. A estrutura em curvas parabólicas ainda permite a entrada de luz natural para dentro do aeroporto.
Saguão do Aeroporto Internacional de Daxing
Saguão do Aeroporto Internacional de Daxing
As operações no Aeroporto Internacional de Daxing devem ter início em 30 de setembro de 2019, após a conclusão de seis testes, já em andamento. Também nesse período, devem ficar prontas rodovias, ferrovias e uma linha de metrô de alta velocidade, que vêm sendo construídas pelo governo chinês nas proximidades do terminal.
A ideia de um segundo aeroporto na capital chinesa surgiu para desafogar o Aeroporto Internacional de Pequim, que frequentemente tem atingido sua capacidade total. Considerado o segundo mais movimentado do mundo, recebeu mais de 101 milhões de passageiros apenas em 2018. Com a inauguração do novo aeroporto, espera-se que em quatro anos, a China assuma liderança no mercado de aviação mundial, superando os norte-americanos.

Veja detalhes da obra

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