Arquitetura
Com peças de design assinado, lounge VIP do Aeroporto Afonso Pena tem serviço de coworking
Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios
Contraposto à agitação típica de um aeroporto, o conforto. É essa a promessa do novo Lounge VIP do Aeroporto Internacional Afonso Pena, o Break Travel Lounge, inaugurado em 14 de junho e com projeto da arquiteta Talita Nogueira. O espaço de 830 m² promove diferentes possibilidades de trabalho, com sala de reuniões e coworking — tudo com um toque de ambientação caseira.
Para isso, um dos pontos altos do projeto é a iluminação. Nogueira apostou no uso de pendentes e pontos focais com cores mais amareladas e em um nível mais baixo, criando cenas intimistas. A paleta de cores com tons de cinza, preto, madeira e magenta escuro incorporam no trabalho a sobriedade. Além disso, dão ao ambiente uma identidade exclusiva.
Todos os móveis são da Artefacto e foram escolhidos por suas linhas retas. “A proposta era não ser clássico, mas trazer uma tendência contemporânea e ao mesmo tempo atemporal”, explica a arquiteta. O mobiliário também foi pensado para ser duradouro, trazendo o couro e tecidos mais firmes.
Já nos revestimentos, soluções foram encontradas para unir o conforto à sofisticação. A madeira foi fundamental nesse ponto. “Colocamos madeira no teto do aeroporto para deixar o espaço mais acolhedor. Além disso, o piso vinílico amadeirado quebra o piso frio e traz conforto térmico e acústico para o espaço”, completa a profissional.
“Já o papel de parede imitando o concreto deu um ar um pouco mais urbano, deixando mais amplo e criando a ideia de um todo”. Todas as obras de arte são de artistas paranaenses, para valorizar a arte local.
O Break Travel Lounge é exclusivo para clientes indicados por companhias aéreas e de cartões de crédito. O espaço conta com espaços para reuniões, exposições e eventos, e é o primeiro do Brasil a propor o conceito. Ele se localiza no piso da praça de alimentação, na nova ala do aeroporto.