Considerar o acesso de pessoas com limitação física em projetos arquitetônicos é uma necessidade. Mais de 24 milhões de brasileiros são portadores de deficiências que afetam a mobilidade, o que deve ser refletido na concepção de espaços públicos e privados. É previsto em lei o direito à acessibilidade e normas gerais para construção e reformas de edifícios, além de direitos garantidos no transporte e nos meios de comunicação.

Promovido pelo Núcleo de Especializações do Centro Europeu, o curso de Acessibilidade é o primeiro do gênero em Curitiba. A primeira turma terá aulas nos dias 11 e 12 de março (sábado e domingo), na sede do Centro Europeu no bairro Batel. Uma aula prática será realizada na sede do Shopping Crystal. O objetivo do curso é preencher uma lacuna no mercado de trabalho da região e formar profissionais capacitados para aplicar soluções de acessibilidade de acordo com a legislação vigente.
Ministrado pela arquiteta Danielle Cenci, especializada em acessibilidade e fiscal multiplicadora de acessibilidade do CREA-PR, o curso é destinado a profissionais da área, como arquitetos, engenheiros e designers, e interessados em atuar em projetos e fiscalização de acessibilidade em obras e mobiliários. As aulas terão conceitos, leis e normas de acessibilidade, ergonomia e fisiologia das pessoas com deficiência, entre outros, além de debates e estudos de caso. Mais informações podem ser encontradas no site.
SERVIÇO| Curso de Acessibilidade. Dias 11 e 12 de março, Centro Europeu, Rua Benjamins Lins, 999. Mais informações pelo telefone (41) 3339-6669 ou pelo site www.centroeuropeu.com.br.