A varanda ou sacada pode se tornar o coração social da casa. O primeiro passo é decidir qual a sua necessidade: um jardim para virar seu cantinho de descanso, uma extensão da sala para receber os amigos e aproveitar os dias de sol, ou um espaço privativo para observar o skyline e apreciar a vista?
A arquiteta, paisagista e designer Denise Barretto compartilha alguns segredos para te ajudar a montar o espaço dos seus sonhos na varanda ou na sacada.
Repleta de verde

No caso de um apartamento na cidade, como é o exemplo do projeto localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, Denise fez questão de incluir muito verde para trazer a atmosfera de um refúgio. A varanda se torna aconchegante devido à variedade de espécies em todos os cantos, como ficus lyrata, filodendros, palmeiras chamaedoreas, pata de elefante, clusias, evônimos e buxus, que escondem a imensidão da cidade.

Portanto, para quem busca uma inspiração, a dica é adaptar os tamanhos, assim como as espécies de plantas ou flores para cada varanda, ou incluir os jardins verticais, para ganhar espaço. O importante é manter o contato com a natureza.

Integrada

Uma qualidade importante da varanda é a possibilidade de união com outros cômodos da casa como living, cozinha ou sala de jantar, que facilita na hora de receber convidados. Ainda no caso do projeto Itaim Bibi, a varanda de 40 m² foi desenhada para ser integrada à sala de estar. Quando abertas, as portas aumentam significativamente a área útil do ambiente, possibilitando receber até 25 pessoas.
Outro projeto que exemplifica esta característica é um apartamento localizado no bairro Campo Belo, também na capital paulista. Nele, há integração entre living, sala de jantar, espaço gourmet e varanda com churrasqueira, todos com localização estratégica, o que aumenta a interação entre os convidados e o proprietário.
Contemplação

Partindo para quem tem uma casa de campo e busca um ar bucólico, a arquiteta também apresenta um projeto localizado em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com uma vista privilegiada, em que a integração entre o quarto do casal e a varanda (200 m² no total) trouxe intimidade e calmaria.

A arquitetura natural da residência, construída com muita madeira, aumentou o clima de aconchego. A cor turquesa foi escolhida para alegrar a decoração da varanda, e ao mesmo tempo criar harmonia com os suaves tons de azul que compõem os elementos do quarto.
