Arquitetura

Grafiteiro italiano apaga 20 anos de trabalho em protesto

HAUS
16/03/2016 15:47
Thumbnail
O grafiteiro italiano Blu, considerado por muitos o Banksy italiano, tomou uma atitude drástica: decidiu apagar todos os seus trabalhos das paredes de Bolonha em protesto contra a especulação imobiliária. São murais com mais de 20 anos que agora estão desaparecendo. A ação despertou o interesse e o respeito de diversos grafiteiros pelo mundo.
LEIA MAIS
O estopim foi descobrir que a mostra Street Art: Banksy & Co, que começa na cidade italiana no próximo dia 18, fará uma visita guiada pelos grafites da cidade. E o evento também conta com patrocínio dos principais bancos da cidade. Na visão do artista, essa é uma tentativa da especulação imobiliária de fazer uso da sua arte, já que, pelo menos no resto do mundo, o grafite é um fator de valorização de casas e apartamentos.
Blu desabafa no blog Wu Ming Foundation: “Esta exposição representa um modelo de espaço urbano que devemos lutar, um modelo baseado na acumulação privada que comoditiza vida e criatividade para os livros das habituais poucas pessoas. Somos confrontados por senhores arrogantes que atuam como governadores coloniais e pensam que são livres para tomar nossos murais além das paredes. A única coisa que resta a fazer é fazer estas pinturas desaparecerem”.