Biofilia
Anuário Haus 2023
Vegetação natural ganha protagonismo em ambientes residenciais e corporativos
Assim como madeira, pedras e outros elementos naturais, plantas têm sido muito utilizadas para dar um ar biofílico a projetos arquitetônicos. Mais do que em pequenos vasos decorativos, elas aparecem cada vez mais integradas aos projetos e, muitas vezes, tornam-se protagonistas nos ambientes.
Confira quatro exemplos de projetos do Anuário HAUS 2023 que utilizam a vegetação a seu favor:
Vida em todos os ambientes
A vegetação permanente projetada por Nara Moraes e Iole Demarchi permite que todos os ambientes da residência tenham um toque de vida. Um exemplo está nos painéis verdes da sala de jantar, complementando com elegância o espaço gourmet.
Bem-estar no trabalho
Maiara Faria projetou a sede de uma empresa pensando no bem-estar dos trabalhadores em primeiro lugar. A vegetação natural está no lustre, nas paredes e até no teto, dando ao local um ar de frescor.
Elegância natural
Janaina Marques propõe uma fusão do moderno com a natureza, resultando em um ambiente exuberante, acolhedor e inspirador. Para isso, insere no living uma parede verde que fica próxima a um balanço, criando um espaço perfeito para o relaxamento.
Recepção verde
É impossível ver a entrada da casa projetada por Paolla Uaska e não se encantar com o belíssimo jardim vertical logo ao lado da porta, dando as boas-vindas a quem entra. Na parte de dentro, um jardim está conectado à casa, dando ainda mais vivacidade ao ambiente.