Mais que colorir
Anuário Haus 2023
Projetos usam cores para provocar sensações, delimitar espaços e outros fins; veja como
Muito mais do que preencher um espaço em branco, as cores podem provocar sensações, delimitar espaços e reforçar identidades visuais, entre outras funções. Por isso, a escolha das paletas e de como e onde cada tom será aplicado são parte importante da concepção dos projetos de interiores.
Selecionamos 5 projetos do Anuário HAUS 2023 que exploram o poder das cores para criar um efeito imediato e auxiliar no propósito final do ambiente projetado. Confira!
Reforço da identidade visual
Utilizando uma paleta de cores sóbrias e marcantes, o Grupo Frade Arquitetura e Engenharia conseguiu criar um escritório discreto e elegante. Predominam no projeto o cinza, verde e o preto, cores que expressam estabilidade, harmonia e sofisticação – e que remetam à identidade visual da empresa.
Delimitação de espaço
No projeto da nova loja da Pontaflex + Simmons, Diana Suckow Arquitetura utilizou as cores para criar um ambiente exclusivo para cada marca. Bege e dourado foram usados para o Pontaflex, enquanto uma paleta mais sóbria de cinza e preto foi usada para a Simmons. O resultado é um espaço físico com visual clean, contemporâneo e sofisticado que visa reposicionar as marcas no mercado sem perder a identidade de cada uma.
Potencialização da criatividade
Quem disse que só cores sóbrias podem ser utilizadas em ambiente corporativo? Janaina Bazzo Arquitetura usa a criatividade e cores vibrantes para criar um escritório descontraído e destacar a identidade jovem de uma startup. Além de potencializar o conceito da marca, a combinação do laranja, roxo e amarelo com tons de cinza e preto proporciona uma experiência sensorial e perceptiva.
Conexão
Julianna Lang optou por cores diversificadas para criar uma loja que conecta diferentes faixas etárias (crianças e adolescentes). No espaço kids, cores vibrantes, como lima, laranja e lilás foram escolhidas para remeter à paleta da marca e criar uma composição divertida, enquanto que a área teen traz cores mais maduras, como rosa pink e grafite para agregar personalidade e identidade ao ambiente.
Sensação de acolhimento
No projeto de interiores para o decorado do novo empreendimento da A.Yoshii, Juliana Fernandes Meda utiliza uma paleta com cores claras e tons neutros. As cores escolhidas trazem sofisticação e amplitude para o ambiente, além disso, harmonizam com outros elementos decorativos em madeira, texturas, materiais crus e tons de caramelo, que contribuem para a criação de um ambiente acolhedor, requintado e de bem-estar.