Anuário HAUS 2023
Anuário Haus 2023
Lançamento do Anuário HAUS 2023 mistura encontros, celebração e tendências
CEO da Archa Raphael Tristão apresenta as novidades do Anuário HAUS 2023 durante lançamento da publicação no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer. | Valterci Santos
Foi sob um clima de novidade que o Anuário HAUS 2023 foi apresentado ao público nesta segunda-feira (20), no Museu Oscar Niemeyer. Além das já aguardadas mudanças na publicação, o lançamento contou com palestra dos consultores de cores da Suvinil Michel Lott e Bru Galliano sobre as tendências em cor para o futuro, incluindo a cor e as paletas de 2024 da marca.
Tão tradicional quanto o próprio Anuário, que chegou à sua nona edição em 2023, o evento de lançamento se voltou, pela primeira vez, para difusão de conteúdo e conhecimento segmentado para os arquitetos e designers. "Temos um evento que é diferente dos demais, com um momento de celebração e de reconhecimento, mas também com muito conteúdo, com uma das palestras de maior sucesso da nossa área no Brasil", explicou a editora-chefe de HAUS Sharon Abdalla.
A ideia se alinha com a proposta desenvolvida nos últimos três meses por HAUS e Archa, que passaram por fusão em agosto, de atualizar e qualificar cada vez mais os profissionais da área e o público leitor. "Nosso foco é conseguir realmente valorizar ainda mais o mercado de arquitetura e design, trazendo mais clientes e permitindo que mais pessoas que já são apaixonadas pelo segmento de fato consigam incluir arquitetura na vida delas", afirmou o CEO da Archa, Raphael Tristão.
Novo momento
Também subiram ao palco do Auditório Poty Lazzarotto, Raphael Tristão e as editoras de HAUS Sharon Abdalla e Cristina Seciuk. Tristão aproveitou a oportunidade para apresentar a Archa e suas diferentes frentes de atuação para os convidados, assim como as novas propostas para o Anuário HAUS.
Uma delas foi a venda de exemplares com faturamento revertido para o projeto Caçamba do Bem, que arrecada e revende itens e materiais descartados da arquitetura e do design para promover não só o reuso desses itens, mas também ações sociais.
O evento inovou ao apresentar uma proposta totalmente sustentável, com projeto concebido por Leonardo Zanatta – e escolhido via concorrência – para permitir não só a fruição da festa e do espaço, mas também a reutilização dos materiais empregados para construir toda a estrutura que criou o ambiente do evento no vão do MON.
Abdalla e Seciuk, por sua vez, falaram sobre o passado e o futuro de HAUS, revelando que o veículo estará mais uma vez presente no Salão Internacional do Móvel de Milão -- será a 14ª cobertura no maior evento do mundo para o mercado de design e arquitetura --, ampliará a cobertura de mercado e, em breve, contará com um site remodelado.
Anuário
A edição 2023 do Anuário HAUS conta com 61 projetos assinados por mais de 50 profissionais e escritórios de arquitetura e design, além de conteúdos editoriais. É a primeira edição produzida e publicada sob gestão da Archa.
"Essa edição é muito significativa justamente por conta desse momento de transição e das novidades que ela traz em relação às anteriores", afirmou Abdalla, destacando os conteúdos de marca e o novo projeto gráfico que valoriza ainda mais o trabalho dos profissionais e os serviços apresentados na publicação.
"Acredito que conseguimos fazer essa transição com sucesso, principalmente ouvindo os profissionais para saber do que eles gostam e o que gostariam de ter. Agora, a ideia é não só levar o Paraná – e a produção estadual do segmento – para o mundo, mas também trazer o mundo para o Paraná, e conseguir aliar a tecnologia ao editorial", resumiu Tristão.