Projetar espaços que serão usados majoritariamente por crianças exige que o arquiteto consiga, pelo menos por um momento, enxergar o mundo novamente com um olhar infantil. Só assim é possível ter as ideais necessárias para desenvolver quartos, brinquedotecas e outros locais que sejam ao mesmo tempo funcionais e encantadores para os pequenos.
Confira quatro exemplos de projetos feitos especialmente para estimular a imaginação infantil presentes no Anuário HAUS 2023.
Paredes que contam histórias
Projetado por Mariana Saltini, o quarto conta a história da arca de Noé com um papel de parede autoral da Sonhos de Ninar e um beliche que representa a chegada dos animais à arca. A parede oposta mostra o arco-íris que apareceu depois do dilúvio, com destaque para o painel feito em MDF da Eucatex.
Homenagem personalizada
O quarto Natan é uma homenagem ao neto da arquiteta Nonnie Fenianos. O espaço faz alusão à história de Jonas e sua aventura no fundo do mar, dentro de um grande peixe. O espaço recebeu chapas de BP (tipo de revestimento) e um adesivo personalizado no chão e na parede.
Reimaginando histórias
Contar e recontar histórias. Bruna Justi reinterpreta a luta do personagem bíblico Davi contra um leão e um urso para proteger suas ovelhas. Aqui, o urso é um urso polar; o leão, um leão marinho; e as ovelhas viram um peixe. A designer brincou com o azul, o branco e formas orgânicas.
Organização e diversão
Uma brinquedoteca precisa de organização. Nesta, projetada por Julianna Lang, um grande painel deslizante foi criado para que o espaço possa ser fechado quando necessário. Os móveis também foram projetados para manter os brinquedos à mão dos pequenos de maneira organizada.