Projetos de arquitetura
Anuário Haus 2023
Adegas, bares e cristaleiras valorizam ambientes e ampliam hospitalidade
Para quem gosta de reunir familiares e amigos em casa, degustando com eles comidas e bebidas, elementos como cristaleiras, adegas e bares tornam a experiência de receber ainda melhor, além de valorizarem os espaços em que estão inseridos.
Com 4 exemplos do Anuário HAUS 2023, demonstramos como inserir esses elementos dentro de casa, tornando-a ainda mais hospitaleira. Confira!
Protagonista do ambiente
Nesse projeto de Amanda Moser, a protagonista na área de jantar é uma adega com estrutura metálica dourada e vidro translúcido, características que a tornam mais elegante. Ela contribui para que o lar espelhe a essência e a personalidade de uma família apreciadora e colecionadora de bebidas, além de tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante.
Adega e bar integrados
O ponto alto da casa idealizada por Ana Paula Corsi é a adega, pensada e integrada ao bar. Ali, destaca-se uma estante com objetos decorativos que, junto com o bar, compõem o pano de fundo para a ampla sala de estar. No ambiente também foi projetada uma marcenaria especial para acomodar a adega.
Clássico e contemporâneo
Projetada por Alexia Taques, o destaque nesta sala de jantar é um bar totalmente espelhado e enquadrado pela madeira ébano Makassar, material nobre presente nas paredes e no teto do ambiente. Ali também há uma bancada revestida em mármore Nero Marquina, utilizada em outros espaços da residência, o que cria o efeito de continuidade. Completa o ambiente o lustre Spring, de Tom Dixon.
No centro da casa
Na casa cuja reforma foi assinada pela arquiteta Soraya Surdi, a adega – com estrutura em metal preto e totalmente revestida em vidro – ocupa uma área central. O espaço conta com teto revestido com caixas de vinho e uma tela retroiluminada com o desenho da planta do imóvel, construído em 1979, que homenageia a história da família.