Arquitetura

Anuário Haus 2023

4 soluções para ampliar e valorizar a iluminação natural

Amanda Zanluca, especial para HAUS
04/12/2023 14:46
Thumbnail
A iluminação natural é um dos elementos mais valorizados nos projetos arquitetônicos – e não é apenas pelo conforto visual e pela redução no consumo de energia elétrica que possibilita, uma vez que as aberturas em vidro também proporciona bem-estar físico e mental para quem usufrui os diferentes espaços.
É por isso que, sempre que possível, arquitetos e designers de interiores investem em soluções para ampliar a entrada de luz natural, como nesses 4 projetos listados abaixo, que também integram o Anuário HAUS 2023. Confira!

Layout aberto e janelas em fita

Quando se trata de promover a iluminação natural, o vidro é um aliado. E é esse recurso que Diana Suckow Arquitetura utiliza em seu projeto para uma loja de esquina. No local, a profissional optou por abrir janelas em fita na fachada cega, o que, aliado à proposta de layout mais aberto, promove boa entrada de luz natural e também destaca ainda mais os produtos expostos na loja.

Vidros e ripado de madeira

Projetada por Marina Carnevale Arquitetura, a casa de fazenda destaca a iluminação natural de forma suave e agradável. Na cozinha e na varanda, ela utilizou um ripado de madeira sob o teto de vidro, o que permite a entrada de luz natural e proporciona conforto visual. Integrados a outros elementos, como as plantas, esses materiais fazem do ambiente leve e conectado à natureza.

Cobertura retrátil

Na reforma desta residência, que tinha como objetivo integrar espaços e melhorar o fluxo entre os ambientes internos e externos, Carina Camargo Arquitetura ampliou a entrada de iluminação natural por meio da remoção de uma parede que separava o lado de dentro e o de fora e da instalação de uma cobertura de vidro retrátil, tornando a área social mais iluminada e arejada. Spots em LED complementam a iluminação e proporcionam um ambiente agradável à noite.

Aberturas em vidro

Aberturas em vidro são um dos principais recursos para valorizar a entrada de luz natural e Ana Paula Corsi destaca isso em seu projeto. A profissional utilizou o recurso na ampla sala de estar para potencializar a iluminação, além de integrar o ambiente interno à paisagem externa, que conta com muita área verde.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!