Decoração

Anuário Haus 2022

Um toque a mais: peças de design assinado trazem personalidade aos ambientes

HAUS*
24/11/2022 12:08
Thumbnail
Peças de design como poltronas, cadeiras, luminárias e móveis assinados por artistas conseguem trazer um diferencial às composições arquitetônicas, exprimindo mais personalidade e singularidade aos espaços.
O Anuário HAUS 2022 apresenta alguns projetos que contém itens de design assinados, e nós separamos 7 deles para você se inspirar. Confira!

Conforto e elegância

Este projeto de interiores, executado por Daiane Moraes, tinha o objetivo de criar uma atmosfera confortável e elegante no lar. Entre as peças de mobília que trazem mais aconchego ao espaço, destacam-se a Poltrona Jozzia, que chama a atenção por suas linhas orgânicas e mínimas, e o sofá curvo, ambos da Sierra Curitiba.

Design nacional e internacional

Inserido no edifício Dsenho, este apartamento teve o projeto de reforma assinado pelo Estúdio Elmor. A arquitetura segue a linha contemporânea e refinada do edifício, trazendo peças de mobiliário do design nacional e internacional. Um dos destaques do ambiente é a poltrona Shell, clássico dos anos 1960 conhecida por contar com apenas três pernas.

Conceito moderno

A sala de refeições com o tema Natureza Modernista, criada por Ivan Wodzinsky para a Mostra Artefacto, traz a mesa Halston, de 10 lugares, como seu ponto de partida. As peças de iluminação apresentam um design autoral da Ner Conceito. O destaque vai para a arandela Girassol, assinada por Bruno de Carvalho para a Itens, e aos pendentes Memória, do Atelier André Ferri.

Edifício Bauhaus

O Edifício Bauhaus, projetado por Anne Liz Tacla Riskalla, faz uma homenagem à escola de mesmo nome, marcada pelo minimalismo e pela valorização da funcionalidade. Internamente, itens como a cadeira Red and Blue, criada pelo arquiteto Gerrit Rietveld em 1917, e a Womb Chair, dispostas no hall de entrada, fazem referência a esse estilo arquitetônico.

Integração à natureza

A Residência E&G, projetada pela OneTip Arquitetura e Engenharia, foi concebida para ser integrada à natureza. Elementos como a mesa de apoio Like, as poltronas Aros e Turn e a mesa Tria, todas assinadas pelo designer Sérgio Batista, são alguns dos destaques da composição, e conseguem reforçar o conceito de conforto, serenidade e sofisticação idealizados no projeto.

Mais personalidade

A Casa 179, assinada pelo escritório Taciana Nakalski Arquitetura, utilizou elementos naturais, concreto, madeira, mármores brasileiros e paisagismo tropical para transmitir a personalidade dos moradores. No living, o destaque foi a combinação entre o design brasileiro de Jader Almeida e de Sérgio Rodrigues à marcenaria da Florense.

Iluminação natural

O apartamento, assinado por Bárbara Kubrusly, trouxe uma arquitetura livre, com valorização da luz natural e espaços para receber os amigos. Os destaques na composição são a poltrona Mole e os bancos Sonia, ambos desenhados por Sérgio Rodrigues. Outros itens, como a mesa de centro Bowl, de Guilherme Wentz, e a luminária do hall de entrada, a Corda, desenvolvida pelos designers Albert Murta e Aline Volpato juntamente à arquiteta, também se destacam.