Projetos biofílicos
Anuário Haus 2022
Corporativo e biofílico: 5 ambientes que usam plantas para aproximar as pessoas da natureza
Projeto corporativo assinado pelo escritório Janaina Bazzo Arquitetura conta com toques de biofilia. | Gérson Lima
Se estar em contato com a natureza aumenta a sensação de bem-estar, então é importante ampliar esse contato mesmo quando estamos em ambientes fechados. É aí que entram a arquitetura e o design biofílicos, que levam elementos naturais, inclusive plantas, para dentro de casas, comércios e escritórios.
O Anuário HAUS 2022 apresenta projetos que aderiram à tendência biofílica, muitos deles corporativos. Separamos 5 deles para mostrar como diferentes tipos de vegetação podem ser incorporados a ambientes de trabalho. Confira!
Usos variados de plantas
O projeto da nova sede de uma empresa de agronegócios, assinado pelo escritório Maiara Faria Arquitetura, usa e abusa de plantas para trazer a natureza para dentro do escritório. Elas estão presentes em praticamente todo o ambiente, seja pendendo de estruturas metálicas, ocupando centros de mesa ou até compondo paredes inteiras.
Conforto sinestésico
No ambiente corporativo de uma empresa de tecnologia em expansão projetado pela A9 Arquitetura, a biofilia é responsável por levar frescor e vida ao espaço marcado pelo uso intenso de telas, gerando um conforto sinestésico aos visitantes. Ela se materializa não apenas pelo uso de materiais amadeirados em todo o espaço, mas também pela presença de plantas ao lado das estações de trabalho.
Biofilia como ponto de partida
O projeto corporativo de uma multinacional, assinado pelo escritório Daniele Ducate Interiores, conseguiu proporcionar bem-estar aos colaboradores a partir da aplicação de um design biofílico. O espaço conta com paredes verdes e um grande jardim vertical, que dá acesso ao ambiente gourmet. Além disso, cada estação de trabalho também ganhou um móvel em serralheria com cachepôs e muita vegetação.
Uso contido
Neste escritório, projetado por Jordana Fraga Interior Design, o uso da vegetação é mais contido e estratégico. As plantas aparecem, por exemplo, preenchendo alguns espaços – como aqueles que ficam entre cabines acústicas que são o grande destaque do ambiente – e posicionadas como objetos de decoração em estantes. Além de representar a natureza dentro do escritório, as plantas ajudam a quebrar a seriedade do ambiente corporativo.
Mais cor
O projeto corporativo de uma startup, assinado pelo escritório Janaina Bazzo Arquitetura, apostou em cores fortes e marcantes para despertar a criatividade. A vegetação, disposta principalmente sobre painéis que separam espaços, contribui para tornar o ambiente ainda mais colorido e vivo. A textura amadeirada da marcenaria e a valorização da luz natural, também
*Colaborou Bruna Colmann