Em alta
Anuário Haus 2022
Área cinza: confira 8 ambientes que usam e abusam da cor que é tendência na decoração
Foi apenas em 2021 que o cinza se tornou uma das cores da Pantone, mas já faz algum tempo que arquitetos e designers de interiores sabem que ele é coringa na hora criar ambientes versáteis e atemporais. Tanto que a cor segue sendo queridinha dos profissionais da área – assim como o cimento queimado, que chegou aos projetos devido a alta do estilo industrial e ficou.
Selecionamos 8 projetos do Anuário HAUS 2022 que usam e abusam da cor cinza e do cimento queimado em seus ambientes, trazendo diferentes perspectivas e ideias para o uso desses materiais. Confira!
Conexão com a natureza
Este projeto, assinado pela OneTip Arquitetura e Engenharia, traz uma proposta de integração com a natureza. O cômodo de destaque na residência é a sala de leitura, que apresenta elementos em tons terrosos e variados itens decorativos. Materiais como a madeira e o cimento queimado foram utilizados para o acabamento, conectando ainda mais o imóvel à paisagem que o rodeia.
Minimalismo e modernidade
O projeto Fall Apartament, de Fábio Zuquetto e Ricardo Alberti, apresenta um estilo contemporâneo e minimalista, com uma paleta de cores em diferentes tons de cinza. Alguns dos materiais utilizados na residência, como o piso em porcelanato, a marcenaria projetada em MDF, o mobiliário solto na madeira freijó e metal preto fosco e as fitas de LED neon, são capazes de transmitir mais modernidade e conforto.
Uniformidade no ambiente
Neste living de 200 m2, projetado pela FS Arquitetura, os tons de cinza presentes no piso e nas paredes conseguiram unificar o espaço. A paleta aplicada no ambiente também possibilitou o uso da madeira em diferentes itens decorativos, trazendo um contraste interessante entre a sofisticação e o natural.
Estilo industrial
O Espaço Gourmet, projetado pelo escritório Karine Senra Arquitetura, é integrado à área externa da casa e segue um estilo industrial. O espaço também conta com laje maciça aparente, iluminação sutil e indireta e uma paleta de cores baseada no cinza e no concreto aplicados ao porcelanato de grande formato.
Contraste de elementos
A reforma deste apartamento, projetada pela Magenta Arquitetura, tinha o objetivo de transformar o imóvel em espaço para receber os amigos e, ao mesmo tempo, abrigar o home office da proprietária. A área social da residência apresenta marcenaria em tom chumbo e cimento queimado no piso, criando uniformidade no ambiente.
O cimento queimado, em um tom mais escuro que o do piso, também é encontrado nas paredes, e contrasta com a pedra branca em silestone das bancadas, com os tijolinhos brancos e com os elementos em serralheria.
Paleta de cores harmônica
Este apartamento, assinado pelo grupo Frade Arquitetura e Engenharia, foi projetado de forma prática e elegante para atender às necessidades do morador. O cinza, que aparece nas paredes, no mobiliário e outros detalhes, compõe, junto com o preto e os tons amadeirados, uma paleta predominantemente neutro – mas cria um contraste interessante com o colorido dos tapetes.
Conceito contemporâneo
Este projeto, desenvolvido pela Soiê Arquitetura, apresenta um estilo sofisticado e moderno, que pretende conectar os moradores com a natureza. O uso de amplas aberturas em vidro, associadas a brises de madeira ecológica na cor cinza, consegue reforçar o conceito contemporâneo que a residência quer transmitir.
A fachada do imóvel segue essa mesma linha, e contém grandes painéis em Mármore Grigio com acabamento escovado, envoltos por painéis em ACM (também na cor cinza), que complementam a composição.
Cores e texturas
Executado pelo escritório Gabriela Casagrande Arquitetura, o projeto de interiores mescla uma paleta de cores quentes e vibrantes às texturas dos materiais. O contraste, no imóvel, vem do mobiliário, com estofados em linho cinza e off white, poltronas com encosto em couro caramelo e mesa de jantar em madeira. A cozinha apresenta um acabamento Nuvola em tom cinza claro, e é finalizada em Mármore Grigio e quartzo branco.
*Colaborou Bruna Colmann.