Arte em casa
Anuário Haus 2022
6 projetos que criam uma conexão entre arte e arquitetura

Obras de arte são destaque em projeto assinado pelo escritório Petillo Arquitetura. | Ricardo Perini
Criar o ambiente adequado para dar protagonismo à uma obra de arte, seja ela qual for, exige muita sensibilidade do profissional responsável pela execução do trabalho. Dentro desta perspectiva, o espaço do projeto passa a ser uma "tela em branco", e a pintura ou escultura artística selecionada para a composição é como a cor que mais chama a atenção em um quadro.
Para mostrar como integrar obras de arte à decoração de interiores, separamos 6 projetos do Anuário HAUS 2022 que trazem pinturas, esculturas e outras artes como um dos pontos centrais do ambiente. Confira!
Arte e elegância

Esta sala de refeições, assinada por Ivan Wodzinsky para a Mostra Artefacto, traz toques de modernidade, charme e elegância em cada detalhe. A composição do ambiente apresenta obras de arte marcantes, como a tela Paisagem Brasileira, de Gilvan Nunes, da Galeria Simões de Assis, e obras de Yuri Serodio, Luiz Moreira e Cahique Lahgiz, da galeria Sérgio Gonçalves.
Pontos de cor

Este apartamento, projetado pelo escritório Petillo Arquitetura, tinha o objetivo de valorizar as vivências cotidianas dos moradores. O espaço apresenta traços e materiais contemporâneos, contrastes, texturas e pontos de cor. A união entre arte e arquitetura é um dos destaques do projeto, e pode ser encontrada por meio dos quadros da artista Laura H. Rubin e das diferentes peças de design brasileiro.
Contraste de elementos

O living, reformado por Diana Suckow Arquitetura, apresentava o desafio de transformar uma sala de estar dos anos 70 em um espaço moderno e atual. Uma das propostas foi trazer tons monocromáticos e neutros ao espaço, para que as obras de arte, os itens de decoração e o piano escuro pudessem contrastar com a paleta de cores, ganhando, assim, um maior destaque.
Fluidez e harmonia

Este projeto, assinado por Will Kullak | Kullak Arquitetura, buscou reorganizar a planta triangular do imóvel para trazer mais conforto e fluidez ao espaços. Um dos destaques do interior da residência são as obras de arte de André Mendes, Sandra Barreiro e Vato, que são capazes de expressar a personalidade da família.
Acolhimento e sutileza
Este apartamento, assinado pela Crippa e Assis Arquitetura, tinha a missão de ser um espaço de acolhimento afetivo que trouxesse, ao mesmo tempo, sutileza, conforto e funcionalidade. O ambiente de 'receber' consegue apresentar sofisticação e elegância por meio de elementos como a mesa de jantar de mármore branco Paraná. O destaque, ali, é a obra de arte da artista Nicole Wells.

Cor e energia

Esta casa, assinada por Will Kullak | Kullak Arquitetura, apresenta alta integração à natureza, sem abrir mão da privacidade. Sua fachada contém brises metálicos, revestimentos especiais que trazem cor e textura e contrastam com a sobriedade dos materiais brutalistas de base, como o concreto moldado in loco. As obras de arte, como as de Marcelo Conrado, André Mendes, José Gonçalves e Eduardo Custódio, conseguem transmitir mais cor e energia à residência.
*Colaborou Bruna Colmann