Vistas privilegiadas
Anuário 2021
7 casas em que a natureza é a protagonista
Projeto assinado por Valliatti &Tomasi Patrão integrou residência a bosque de preservação. | Celso Pilati/Divulgação
Uma residência contemporânea, ampla e sofisticada faz os olhos de muitos dos apaixonados por arquitetura brilharem. Os projetos elencados abaixo contemplam todos esses aspectos, exibindo fachadas e ambientes internos exuberantes. Mas se de um lado o concreto materializa a criatividade humana, do outro a natureza que cerca essas casas torna esses espaços ainda mais fascinantes.
Selecionamos sete casas em meio à natureza que integram o Anuário HAUS 2021. São projetos que valorizam o cenário predominado pelo verde e que nele se inspiram para se integrarem à natureza de maneira harmônica. Confira!
Em frente ao mar
A vista da baía do litoral paranaense inspirou a escolha da paleta de cores dessa casa. O desejo do cliente era uma residência que se integrasse com a natureza a partir de tons suaves, fibras e outros materiais que pudessem trazer leveza aos ambientes.
O projeto de interiores, assinado pelo escritório Olesko & Lorusso Arquitetura e Interiores, preza pelo conforto e por uma decoração funcional, já que a casa é usada por meses pela família inteira, que também gosta de receber os amigos.
Quando o escritório iniciou o projeto de interiores, a obra estava com as paredes erguidas e os grandes vãos determinados pelo projeto arquitetônico de Baggio Schiavon. Isso foi fundamental para a concepção do projeto, que teve o belo cenário litorâneo como ponto de partida. A intenção de Olesko & Lorusso foi deixar a vista como pano de fundo para todos os ambientes.
Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021
Natureza emoldurada
A natureza é emoldurada como uma grande obra de arte no espaço gourmet deste projeto assinado pelo escritório Daniele Grani Arquitetura. Neste ambiente, a aposta para a décor foi a cor preta em contraste com objetos de decoração escolhidos a dedo. Grandes aberturas na área de lazer valorizam a vista privilegiada para o Parque Barigui, em Curitiba.
O projeto luminotécnico ajuda a construir a ambientação, proporcionando variados tipos de iluminação ao ambiente. O mobiliário e os tampos de pedras foram feitos sob medida pela Nobili Mobili e os móveis soltos e peças de decoração da Sierra compõem o visual moderno e aconchegante.
Casa do Lago
Essa casa imersa na natureza e com vista deslumbrante para um lago é um verdadeiro refúgio urbano. Projetada pelo escritório Arquitetare Arquitetos Associados, a Casa do Lago é caracterizada por uma personalidade forte e atemporal, marcada por tons de contraste e pelos volumes dos vazios e cheios. Implantada em um terreno alto, é possível vê-la de longe, em destaque.
Grandes panos de vidro caracterizam a arquitetura minimalista e potencializam o visual natural para dentro dos ambientes, unindo sofisticação e natureza.
Bosque de preservação
Uma residência contemporânea e integrada com o bosque de preservação era o principal desejo do jovem casal proprietário deste imóvel. O projeto, assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão, prioriza amplas aberturas em vidro que potencializam a relação do morador com o entorno natural.
Os ambientes amplos da residência têm uma atmosfera atual e monocromática. Na fachada, o destaque é a volumetria e os grandes beirais suspensos revestidos com Sugi Ban, madeira carbonizada com técnica milenar.
O projeto foi pensado visando as necessidades do cliente, criando uma residência racional, funcional, com baixo impacto no terreno e valorização das condicionantes.
Espaço gourmet com vista privilegiada
As cores vibrantes da natureza adentram esse espaço gourmet por meio das grandes aberturas de vidro. O ambiente, projetado pelo escritório Sharise Arquitetura, era uma sala de visitas que não era utilizada. A nova configuração, que integra espaço gourmet e living, foi pensada para propiciar momentos de interação e alegria entre a família e os amigos.
Como o ambiente fica logo na entrada, foi essencial aliar funcionalidade e estética. Optou-se por utilizar eletrodomésticos ocultos pelo mobiliário, como a geladeira alemã e a máquina de lavar louças fornecidos pela Cevimar. O mobiliário, marcado pelo alinhamento e simetria, foi executado pela Ornare, assim como o nicho em Corian branco com cuba oculta.
Grandes aberturas
Foi a natureza que inspirou a arquiteta Elyse Bacila neste projeto residencial. Mais especificamente, uma grande araucária que ela observou ao caminhar pelo bosque na primeira visita que fez ao terreno com a proprietária. A profissional procurou aproveitar o que a natureza havia lhes dado, sem agredir ou intervir.
A casa foi desenhada para ser um ambiente aconchegante, contemporâneo e prático. Para valorizar a visão do bosque, foram feitas grandes aberturas. Além de transmitirem personalidade e integrarem o interior à natureza, elas ainda inundam o ambiente com a luz natural.
Localização singular
A natureza também foi a grande inspiração neste projeto do escritório Rafael Haliski Arquitetura. A residência está em um ponto privilegiado com uma vista singular: localizado em Quatro Barras, no Paraná, conta com vista de 180° da Barragem do Rio Iraí, além do Morro do Anhangava ao fundo.
O terreno tem dimensões generosas, 3,5 mil m², e optou-se por uma edificação horizontal em que os ambientes tivessem vistas únicas. Como os proprietários gostam de receber a família e amigos, a residência foi setorizada em três seções: central, com área social e convivência familiar; ala leste, com quatro suítes e área íntima; e ala oeste, com espaço gourmet e guest house.
A união dos setores se dá pelo amplo terraço, a piscina de bordas infinitas e o fogo de chão pensado para o vinho e bate-papo nos dias ensolarados de outono. A área de lazer ao ar livre é ideal para desfrutar da paisagem em que o verde é a cor predominante. Ela foi inserida, inclusive, nas pedras naturais da piscina, que conferem tom esverdeado às águas.