Anuário HAUS 2021
Anuário 2021
Arquitetura de espaços gastronômicos contribui para a experiência do cliente; confira 5 projetos
Detalhe da cozinha e da principal área de permanência do hub gastronômico Sacas, que une brasilidade e estilo industrial na decoração. | Leticia Akemi/HAUS
A capital paranaense é um prato cheio para quem gosta de bons cafés, bares e restaurantes. Muitos desses espaços gastronômicos agradam os clientes não só pelo cardápio, mas também pela ambientação diferenciada, com decoração única e arquitetura marcante. Listamos cinco projetos de espaços gastronômicos de Curitiba que são um verdadeiro deleite para o estômago e para os olhos. São propostas criativas e inovadoras que integram o Anuário HAUS 2021. Confira!
Sacas Hub
Uma casa de 1940 foi completamente reformada para abrigar o pub gastronômico Sacas Hub. O conceito do projeto surgiu da própria história construtiva do local, evidenciando a rusticidade e o industrial, que se misturam com elementos brasileiros e mobiliários contemporâneos.
No sótão fica o escritório de Givago Ferentz Arquitetos, responsável pelo projeto. Há, ainda, salas e espaço para as consultorias e reuniões. O destaque do empreendimento é a cozinha profissional e a adega, cuidadosamente planejadas para servir de ponto de apoio para eventos.
Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021
Tokyo Milano
Assinado pelo escritório André Henning Arquitetura, o projeto do Tokyo Milano explora de forma refinada as diversas nuances que a cultura japonesa possui. O restaurante de gastronomia japonesa tem áreas instagramáveis, que receberam tratamento de acabamentos de marcenaria, iluminação e aplicação de grafite.
Outro destaque do projeto é o espaço de entrada frontal, onde há uma cascata de luz que simula um céu estrelado. Os jogos de elementos arquitetônicos com vegetações e luzes criam uma atmosfera única.
Go Coffee
Este projeto, também assinado por André Henning Arquitetura, apresenta o novo conceito da Go Coffee, cafeteria com conceito “to go” que tem mais de 130 lojas em todo país. Os elementos clássicos da marca, como a cor verde e a vegetação, estão presentes no projeto, assim como elementos de mobiliário com materiais rústicos e espaços de descanso.
A arquitetura foi pensada para proporcionar a criação de pausas no dia a dia para se tomar um bom café. O arquiteto buscou expressar os traços da cidade contemporânea e suas diversas nuances no espaço. O painel de personalização e os espaços instagramáveis reforçam ainda mais o conceito por meio da criação de experiências para o cliente.
Pasta Basta
A Pasta Basta é um restaurante de comida italiana com a premissa de proporcionar o prazer em bem comer, em um espaço que transmite a sua identidade: simples, casual e aconchegante. O restaurante, situado na Rua Saldanha Marinho, dialoga com a cidade através de uma generosa varanda frontal.
Internamente, a estratégia de projetar aberturas que conectam visualmente salão, cozinha, caixa e área de delivery confere amplitude ao espaço. Na cozinha, balcões organizam o fluxo de trabalho, enquanto o tom claro da madeira traz leveza ao ambiente. A execução civil, realizada pela Prumo Engenharia, foi acompanhada em todo período de obra pela numa arquitetos, que assina o projeto.
OX Room Steakhouse
A OX Room Steakhouse é uma combinação de churrascaria com lounges, espaço para DJ e bar de drinks. Um ambiente descontraído, confortável, slow food.
O projeto assinado pelo Studio Guilherme Bez traz elementos que reafirmam esses conceitos, a começar pela entrada com a fachada em brasas. As chamas finalizam no ambiente chamado Garden, que conta com árvores nativas, arte e outras experiências para o público.
O espaço, que acomoda 250 pessoas, tem 5 áreas interligadas e muitos detalhes. Um mix de estilos contemporâneos, rústico e industrial predominam e trazem um tom mais intenso ao ambiente.