Nudes, cinzas, brancos e pretos. Optar por esses tons na decoração do lar é uma escolha segura e versátil para os cômodos sofisticados e elegantes. As tonalidades neutras possuem baixa intensidade e contraste, o que facilita a criação de espaços harmoniosos e aconchegantes.
A vantagem de escolher tons neutros é a facilidade de combinações e de harmonização com acessórios, além de tornarem o ambiente mais claro e, consequentemente, mais amplo.
Porém, enquanto esses tons imprimem uma estética delicada, também carregam a possibilidade de tornar os ambientes monótonos, se não utilizados com criatividade e bom gosto. Então, que tal algumas inspirações bem sucedidas?
Selecionamos cinco projetos apresentados no Anuário Haus 2020 que mostram como montar uma decoração elegante apenas com tons neutros e que podem servir de inspiração.
Aliado ao paisagismo
O desafio do projeto assinado por Ana Letícia Virmond foi garantir conforto e elegância a um ambiente amplo de pé direito duplo. Para tornar o espaço agradável e caloroso, foram mesclados materiais e texturas, sempre empregando tons naturais, isso contribuiu para um espaço com toque contemporâneo.
“As cores neutras, branco e caramelo, favorecem um cenário leve e acolhedor que remete a ideia do bem estar da família e amigos”, afirma a arquiteta. O projeto também conta com painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off-white.
Para complementar a estética clean, o espaço conta com detalhes em verde que trouxeram o paisagismo externo para dentro da casa, proporcionando uma experiência aconchegante para quem vivencia.
Madeira como protagonista
A casa de estilo contemporâneo projetada por Cristiane Gusmão teve como principal recurso a madeira. O material garantiu a sensação de aconchego mesmo com as grandes dimensões do espaço.
Para os móveis planejados da sala de estar, jantar e cozinha e os adornos de decoração, como tapetes e quadros, o cinza foi a cor protagonista. O tom neutro dialoga perfeitamente com a madeira.
Nos quartos, os espaços claros também prevaleceram. Para esse cômodo, a escolha foi mesclar móveis planejados beges com mobiliário branco.
Cor nos quadros
O arquiteto Giuliano Marchiorato transformou o apartamento de 121 m² em um ambiente contemporâneo, funcional e sem excessos. Para chegar a esse resultado ele optou por tons neutros. Os acabamentos em tecidos e pinturas cruas e monocromáticas reforçam a ideia de um ambiente minimalista.
A madeira, o concreto e o mármore branco foram os três principais elementos utilizados. “A mistura do aquecimento da madeira com a rusticidade do concreto e do mármore acreditamos ser a combinação perfeita. As lacas em tons monocromáticos vestem o restante do apartamento”, explica.
A escolha de tons neutros permitiu adicionar ao apartamento toque de cores através de quadros coloridos, que se tornaram ponto focal na decoração. Estes itens também ajudaram a imprimir a personalidade dos proprietários.
Preto, branco e cinza
A proposta da designer de interiores Hellen Giacomitti foi projetar uma área social visando um estilo clean e sofisticado. As paredes receberam uma pintura cinza que contrasta com o mobiliário branco e preto das salas de estar e jantar.
O branca da base é contraposto pela cor preta nos móveis e no lustre da área de jantar, enquanto o veludo dos estofados evidencia o aconchego e o conforto da sala.
O destaque fica por conta da cristaleira espelhada com nicho de mármore. Além da funcionalidade, o espelho promove a sensação de amplitude e a iluminação embutida cria dinamismo.
Concreto e madeira
A reforma do apartamento de 105 m² idealizava um projeto atemporal, acolhedor e elegante. Para isso, a arquiteta Karoline Filler seguiu uma paleta de tons neutros por toda a residência.
"Utilizamos base neutra monocromática, branco, cinza, preto e pontuamos cores na decoração e objetos de arte”, conta.
Para realçar a integração dos ambientes e promover a mesma linguagem por todo o apartamento, foram utilizados materiais como o concreto, presente no piso, e a madeira, do painel da sala de estar.