Instalação

Anuário 2020

Essenciais no design, arquitetura e decoração, cadeiras estampam capas do Anuário HAUS 2020

Luciane Belin, especial para HAUS
05/10/2020 23:57
Thumbnail

Composição da designer Ana Penso para Anuário HAUS 2020. | Fernando Zequinão

Puxa uma cadeira, vamos conversar. É curiosa e um pouco poética a forma como um objeto tão simples e tão corriqueiro pode, ao mesmo tempo, ser puramente funcional ou atingir o esplendor de uma inspiração artística. O design é, afinal, exatamente isso: funcionalidade, inspiração, meio arte, meio criação - e a cadeira talvez seja sua expressão máxima.
Design, decoração e arquitetura caminham de mãos dadas em sua essência e a cadeira é quase uma pedra fundamental que une estas três áreas. Uma cadeira fora do lugar numa sala arrumada é suficiente para causar desconforto, inquietação. Uma cadeira confortável no local adequado, acompanhada de uma xícara de chá e um bom livro, pode proporcionar momentos de descanso sem preço.
"Cadeiras de design empilhadas fazem uma brincadeira com o valor: são peças carregadas de valor único, significativo individualmente, mas juntos expressam a pluralidade e a diversidade. O design é um fluído para que a arte, o conteúdo e a informação cheguem até o cliente", explica a designer Ana Penso.
"Cadeiras de design empilhadas fazem uma brincadeira com o valor: são peças carregadas de valor único, significativo individualmente, mas juntos expressam a pluralidade e a diversidade. O design é um fluído para que a arte, o conteúdo e a informação cheguem até o cliente", explica a designer Ana Penso.
No portfólio dos grandes designers brasileiros e internacionais, elas estarão lá, manifestando a criatividade de cada um. Não é à toa que foi justamente a partir desta peça, a cadeira, que a designer Ana Penso decidiu criar a composição que ilustra a capa do Anuário HAUS 2020, clicada pelo fotógrafo Fernando Zequinão na Casa Nouveau, da Inove Design, e cuja edição circulou digital e impressa nesta última sexta-feira (2) e sábado (3), respectivamente.
“A cadeira é símbolo de design assinado no Brasil. Temos vários designers muito fortes cujas primeiras peças icônicas são cadeiras, e as cadeiras nacionais são exportadas, tamanha a qualidade do design nacional, tanto para ergonomia quanto para o desenho”, explica Ana.
A referência da designer para elaborar o conceito da foto foram as icônicas capas de revistas de moda dos anos 1990, que traziam as modelos Cindy Crawford, Naomi Campbell e Linda Evangelista em poses que valorizavam o que cada uma tinha de mais belo.
“A capa editorial do Anuário HAUS em 2020 expressa o conceito de que a cadeira representa muito mais do que isso; em posições diferentes, porque ela não é só uma, ela é plural. São cadeiras completamente diferentes, de ângulos diferentes, mas que juntas expressam essa pluralidade. São três cadeiras icônicas que fazem essa brincadeira com esse trio icônico formado pelo design de interiores, design de produto e design de moda”, detalha.

Design em evidência

As três peças utilizadas na foto de capa foram selecionadas pela designer a partir de uma curadoria da Inove Design, tendo em vista justamente a amplitude e variedade de significados, formatos e materiais deste móvel que tem essencialmente uma única função.
A cadeira Xico, do estudiobola, foi criada e teve seu primeiro lote produzido na Europa, antes de retornar ao Brasil. É produzida em freijó natural com estrutura em madeira maciça  certificada e com processos de usinagem que garantem a durabilidade e o conforto do mobiliário.
A cadeira Tiss, de Zanini de Zanine, foi reeditada em 2019, mas traz a herança cultural dos designers modernistas com a utilização da palha natural. Produzida em tauari de área de manejo sustentável, a palha é tramada com aramida, um fio cerâmico de alta resistência.
Por fim, a cadeira Wiggle Side Chair é uma criação de Frank Gehry para a Vitra e faz parte da série de mobiliário chamada 'Easy Edges', de 1972, na qual ele propõe uma nova dimensão estética a um material cotidiano como o papelão. Escultórica, a cadeira é resistente e confortável, com estrutura em cartão canelado e bordas em papelão duro.
Designer e proprietária da Inove Design, Eviete Dacol explica que as peças já passam por uma cuidadosa curadoria antes mesmo de serem incluídas no catálogo da loja e, para a gama de opções disponibilizadas para a criação da capa, foram escolhidas aquelas que retratam a grande diversidade dos profissionais que apresentam seus projetos na publicação.
“Na seleção, buscamos ter um olhar macro para o mercado mundial, das tendências de design, sustentabilidade, processos produtivos, e fazer com que essa inovação seja aplicada no dia a dia da loja e converse também com o público aqui de Curitiba, que tem preferências e hábitos de consumo próprios”, pondera.
André Henning optou pela Wiggle Chair, de Frank Gehry, para Vitra.
André Henning optou pela Wiggle Chair, de Frank Gehry, para Vitra.
Além da capa editorial, a 6ª edição do Anuário HAUS também contou com a possibilidade de capa personalizada aos arquitetos e designers de interiores que participaram da publicação. Foram 27 capas personalizadas, algumas delas com fotos dos projetos, outras estampadas pela foto do próprio profissional acompanhado de uma cadeira assinada.
Para Eviete, essa possibilidade criou uma dinâmica descontraída, na qual os participantes não apenas puderam conhecer novos produtos e novos designers, como também se divertiram criando poses e composições com as cadeiras durante o ensaio fotográfico, escolhendo as peças que melhor dialogam com sua própria personalidade e estilo.
“Algumas peças são mais conceituais, outras são mais focadas na funcionalidade. Os materiais também variam muito, há peças em metal, madeira, couro; os profissionais tiveram a possibilidade de escolha dentro de um repertório mais adequado para cada um. E isso foi muito interessante também na capa editorial, que reflete diferentes estilos e momentos do design brasileiro e internacional numa única foto”, avalia.
Veja a seguir as escolhas de cada profissional para sua capa personalizada.
A arquiteta Ana Letícia Virmond escolheu a cadeira Fina, de Zanini de Zanine. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A arquiteta Ana Letícia Virmond escolheu a cadeira Fina, de Zanini de Zanine. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Para Daniele Grani, a escolhida foi a Macchiato, do estúdio Mula Preta.  Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Para Daniele Grani, a escolhida foi a Macchiato, do estúdio Mula Preta. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A Cadeira Zia, do estudiobola, foi a eleita de Hellen Giacomitti.  Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A Cadeira Zia, do estudiobola, foi a eleita de Hellen Giacomitti. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Também do estudiobola, a cadeira Xico foi selecionada por Karen Camilotti. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Também do estudiobola, a cadeira Xico foi selecionada por Karen Camilotti. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A Cadeira Romeu, de Gustavo Bittencourt, foi escolhida pela arquiteta Karoline Filler. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A Cadeira Romeu, de Gustavo Bittencourt, foi escolhida pela arquiteta Karoline Filler. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A cadeira Romeu também conquistou as arquitetas Monique Mazurkievz e Amanda Beê, da Ammo Arquitetura. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A cadeira Romeu também conquistou as arquitetas Monique Mazurkievz e Amanda Beê, da Ammo Arquitetura. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Mônica Pajewski escolheu a cadeira cadeira Tiss, de Zanini de Zanine. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Mônica Pajewski escolheu a cadeira cadeira Tiss, de Zanini de Zanine. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A cadeira Emi, de Luan Del Savio, foi a aposta das arquitetas Nicolle R. Nogueira e Katherine Heim Weber, da NK Arquitetura. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A cadeira Emi, de Luan Del Savio, foi a aposta das arquitetas Nicolle R. Nogueira e Katherine Heim Weber, da NK Arquitetura. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A poltrona Tajá, assinada por Sérgio Rodrigues, foi a selecionada por Viviane Busch. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
A poltrona Tajá, assinada por Sérgio Rodrigues, foi a selecionada por Viviane Busch. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Beth Egas escolheu a cadeira Tom, de Luan Del Savio. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Beth Egas escolheu a cadeira Tom, de Luan Del Savio. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Ada, do estudiobola, foi selecionada pela Leal Ribas, formada pelo engenheiro Ribamar Ribas e a arquiteta Denise Ribas e pela arquiteta Carolina Leal Ribas Lima e o engenheiro Rafael Leal Ribas. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Ada, do estudiobola, foi selecionada pela Leal Ribas, formada pelo engenheiro Ribamar Ribas e a arquiteta Denise Ribas e pela arquiteta Carolina Leal Ribas Lima e o engenheiro Rafael Leal Ribas. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Anne, de Zanini de Zanine, foi a escolha da Renata Fraidg. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Anne, de Zanini de Zanine, foi a escolha da Renata Fraidg. Foto: Fernando Zequinão/HAUS
Confira também as capas personalizadas com outras propostas dos arquitetos e parceiros!