Instalação
Anuário 2020
Essenciais no design, arquitetura e decoração, cadeiras estampam capas do Anuário HAUS 2020
Composição da designer Ana Penso para Anuário HAUS 2020. | Fernando Zequinão
Puxa uma cadeira, vamos conversar. É curiosa e um pouco poética a forma como um objeto tão simples e tão corriqueiro pode, ao mesmo tempo, ser puramente funcional ou atingir o esplendor de uma inspiração artística. O design é, afinal, exatamente isso: funcionalidade, inspiração, meio arte, meio criação - e a cadeira talvez seja sua expressão máxima.
Design, decoração e arquitetura caminham de mãos dadas em sua essência e a cadeira é quase uma pedra fundamental que une estas três áreas. Uma cadeira fora do lugar numa sala arrumada é suficiente para causar desconforto, inquietação. Uma cadeira confortável no local adequado, acompanhada de uma xícara de chá e um bom livro, pode proporcionar momentos de descanso sem preço.
No portfólio dos grandes designers brasileiros e internacionais, elas estarão lá, manifestando a criatividade de cada um. Não é à toa que foi justamente a partir desta peça, a cadeira, que a designer Ana Penso decidiu criar a composição que ilustra a capa do Anuário HAUS 2020, clicada pelo fotógrafo Fernando Zequinão na Casa Nouveau, da Inove Design, e cuja edição circulou digital e impressa nesta última sexta-feira (2) e sábado (3), respectivamente.
“A cadeira é símbolo de design assinado no Brasil. Temos vários designers muito fortes cujas primeiras peças icônicas são cadeiras, e as cadeiras nacionais são exportadas, tamanha a qualidade do design nacional, tanto para ergonomia quanto para o desenho”, explica Ana.
A referência da designer para elaborar o conceito da foto foram as icônicas capas de revistas de moda dos anos 1990, que traziam as modelos Cindy Crawford, Naomi Campbell e Linda Evangelista em poses que valorizavam o que cada uma tinha de mais belo.
“A capa editorial do Anuário HAUS em 2020 expressa o conceito de que a cadeira representa muito mais do que isso; em posições diferentes, porque ela não é só uma, ela é plural. São cadeiras completamente diferentes, de ângulos diferentes, mas que juntas expressam essa pluralidade. São três cadeiras icônicas que fazem essa brincadeira com esse trio icônico formado pelo design de interiores, design de produto e design de moda”, detalha.
Design em evidência
As três peças utilizadas na foto de capa foram selecionadas pela designer a partir de uma curadoria da Inove Design, tendo em vista justamente a amplitude e variedade de significados, formatos e materiais deste móvel que tem essencialmente uma única função.
A cadeira Xico, do estudiobola, foi criada e teve seu primeiro lote produzido na Europa, antes de retornar ao Brasil. É produzida em freijó natural com estrutura em madeira maciça certificada e com processos de usinagem que garantem a durabilidade e o conforto do mobiliário.
A cadeira Tiss, de Zanini de Zanine, foi reeditada em 2019, mas traz a herança cultural dos designers modernistas com a utilização da palha natural. Produzida em tauari de área de manejo sustentável, a palha é tramada com aramida, um fio cerâmico de alta resistência.
Por fim, a cadeira Wiggle Side Chair é uma criação de Frank Gehry para a Vitra e faz parte da série de mobiliário chamada 'Easy Edges', de 1972, na qual ele propõe uma nova dimensão estética a um material cotidiano como o papelão. Escultórica, a cadeira é resistente e confortável, com estrutura em cartão canelado e bordas em papelão duro.
Designer e proprietária da Inove Design, Eviete Dacol explica que as peças já passam por uma cuidadosa curadoria antes mesmo de serem incluídas no catálogo da loja e, para a gama de opções disponibilizadas para a criação da capa, foram escolhidas aquelas que retratam a grande diversidade dos profissionais que apresentam seus projetos na publicação.
“Na seleção, buscamos ter um olhar macro para o mercado mundial, das tendências de design, sustentabilidade, processos produtivos, e fazer com que essa inovação seja aplicada no dia a dia da loja e converse também com o público aqui de Curitiba, que tem preferências e hábitos de consumo próprios”, pondera.
Além da capa editorial, a 6ª edição do Anuário HAUS também contou com a possibilidade de capa personalizada aos arquitetos e designers de interiores que participaram da publicação. Foram 27 capas personalizadas, algumas delas com fotos dos projetos, outras estampadas pela foto do próprio profissional acompanhado de uma cadeira assinada.
Para Eviete, essa possibilidade criou uma dinâmica descontraída, na qual os participantes não apenas puderam conhecer novos produtos e novos designers, como também se divertiram criando poses e composições com as cadeiras durante o ensaio fotográfico, escolhendo as peças que melhor dialogam com sua própria personalidade e estilo.
“Algumas peças são mais conceituais, outras são mais focadas na funcionalidade. Os materiais também variam muito, há peças em metal, madeira, couro; os profissionais tiveram a possibilidade de escolha dentro de um repertório mais adequado para cada um. E isso foi muito interessante também na capa editorial, que reflete diferentes estilos e momentos do design brasileiro e internacional numa única foto”, avalia.
Veja a seguir as escolhas de cada profissional para sua capa personalizada.
Confira também as capas personalizadas com outras propostas dos arquitetos e parceiros!