DNA comercial na Decoração
Anuário 2020
Como compor ambientes comerciais que refletem a identidade do negócio
A composição, a estética, o tema e o conceito da decoração de um espaço comercial podem ser tão importantes consolidação da identidade de uma marca quanto a propaganda, por exemplo, já que são capazes de gerar identificação, ótimas experiências e o prazer de estar naquele lugar.
Transformar ambientes compactos ou muito amplos em espaços funcionais que expressem tudo o que a empresa quer passar ao cliente foi o desafio dos arquitetos e designer de interiores nesses projetos apresentados do Anuário HAUS 2020. Confira algumas inspirações.
Rock + cerveja
Com um design contemporâneo, a cervejaria Über Ale Tap House, projetada pela Alt Arquitetura, une duas vertentes do rock: o ‘punk’ e o ‘ska music’, em uma composição e personalidade única.
"A organização interna da loja foi projetada para protagonizar as torneiras de chope. A extensão do balcão também facilita a divisão harmoniosa do ambiente e sua decoração com capas de álbuns de CDs tem como objetivo se transformar em tema de conversação, da mesma forma que os desenhos temáticos em giz na parte superior das paredes", detalha o arquiteto Arthur Calliari.
"A identidade ‘rocker’ é ressaltada com os elementos citados por ele, pelos materiais empregados no mobiliário e pelos pendentes em estilo industrial.
Operações gastronômicas conectadas
Para o projeto da GO COFFEE + STRO + SMASH!, o arquiteto André Henning tinha um grande desafio: pensar em espaços para três negócios diferentes, com identidades próprias e bem marcadas no lado de fora, mas integradas por dentro.
O resultado é um ambiente comercial cheio de contrastes e áreas que se complementam num jogo de cores e conceitos perfeitamente instagramável, marca registrada do arquiteto.
A Go Coffee foi pensada para ser um café de passagem, para quem tem uma rotina agitada, mas não abre mão das pequenas pausas e prazeres cotidianos. "Os contrastes de cores entre o verde, o preto, branco e elementos naturais trazem um refúgio no meio da cidade", conta.
A hamburgueria SMASH! tem visual urbano com personalidade forte, com uma composição em graffiti em toda sua fachada e as luzes criam um jogo de formas.
Já, para o STRO!, o conceito remete à Rússia, país de origem do strogonoff, em cores e materiais, com acabamentos monolíticos, como porcelanato com imitação de pedras, papel de parede em couro, marcenaria em tons terrosos e serralheria.
Ambientes para degustar
Para os amantes de vinho, a reforma desse restaurante foi todo pensada para lembrar o universo da bebida. "O conceito do projeto é a força dos vinhos, expressa em sua marcenaria interna, cores vibrantes e intensas que caracterizam o espaço", explica a design de interiores responsável pelo projeto, Daiane Moraes.
A área total de 703 m² conta com uma área para eventos, happy hour e degustação de vinhos com quatro wine stations, alinhadas com uma loja/franquia da Vinho&Ponto.
Além do desafio de refazer a cozinha industrial padronizada para receber o chef italiano que comanda o restaurante.
Moda com propósito
Para uma sofisticada boutique de moda, calçados e acessórios, a Espaço CM, a arquiteta Daniele Grani desenvolveu um projeto com o intuito conectar pessoas por meio de uma moda moderna, ousada e com personalidade.
"Nesse conceito trouxemos um espaço de estar e descontração para dentro da loja, que busca receber e acolher as clientes no dia a dia, e também suas convidadas em ocasiões especiais", comenta.
A solução para conciliar a área da loja com o propósito de receber convidadas para eventos foi um espaço de estar sofisticado, em branco, ambientado com mobiliário leve e fluido, boiseries e perfis em metal rosé gold.
Receber com sofisticação
Tradicional hotel de Curitiba, o Grand Hotel Rayon passou por uma reforma para integrar novas opções gastronômicas, de entretenimento e de lazer, com a inclusão do restaurante asiático Hai Yo, do chef Kazuo Harada, e o clube de música a vivo Room 1424.
Para obter ambientes impactantes, cheios de sofisticação e modernidade, o arquiteto Eduardo Mourão propôs uma grande intervenção no lobby do hotel, com a substituição do piso de granito cinza por um porcelanato bianco de grandes dimensões e o revestimento das paredes com chapa de melamina.
Materiais nobres e contemporâneos como mármores, porcelanato, aço inox e veludo enaltecem a elegância do espaço e reforçam a sensação de bem-estar e aconchego que dá as boas vindas aos hóspedes do local.
Compacto e moderno
O ponto de partida para o projeto da Coffee Box, assinado pelo arquiteto Givago Ferentz, foi o próprio nome e identidade do negócio, que remete a um box e à energia proporcionada pelo café.
Com um espaço extremamente compacto, cada unidade de negócio está configurada em uma compacta cápsula que gera uma experiência dinâmica, ousada e funcional.
O ambiente foi inspirado nos estilos high tech e contemporâneo, cujos elementos de destaque são a iluminação e a utilização de espelhos infinitos de LED, que criam a sensação de expansão do espaço e transformação constante das cores.