Em 2020, o tempo que costumava-se passar na rua, no trabalho ou em um ambiente de lazer, assumiu outra forma. No novo cenário, quem tomou conta de todos esses lugares foi o lar.
Mais do que conforto, as áreas sociais e de lazer tornaram-se um verdadeiro refúgio, que demandam ambientes funcionais, capazes de unir diversão e aconchego.
Os projetos apresentados no Anuário HAUS 2020 contemplam desde adegas personalizadas a livings amplos e integrados, para reunir e dar um up na convivência do dia a dia. Veja algumas inspirações para dar nova vida ao espaço de convívio da sua casa!
Equilíbrio e aconchego
Admirar o verde lá fora e ter a sensação de que o interno e externo se mesclam foi uma das premissas das arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro, do escritório Arq+Co Studio, para desenvolver o projeto de um apartamento para um jovem casal, além de apostar na integração da área social para tornar o ambiente mais informal.
"A sala integrada também traz o conceito de reunião informal e jovem, com a casa se ocupando em cada detalhe dos espaços entre cheios e vazios."
Outra aposta das arquitetas para dar um up nos ambientes foi trazer um ponto de equilíbrio em todos os cômodos: neutralidade na base projetual, pontuada com cores em obras de arte e objetos.
Apreciar a vista
A design de interiores Carla Guilhem transformou a residência com vista para Manhattan e de frente para um lago em um refúgio para os proprietários. Assim, todos os espaços da casa priorizam a vista.
"Para interligar a sala de jantar com o living e o hall de entrada, trouxemos um elemento em madeira que cruza todo o espaço e emoldura a vista da residência", comenta.
No interior, buscou-se materiais e formas que trouxesse a sensação natural e quente, assim como um jogo entre orgânico e geométrico que é transparecido em todos os ambientes.
Reunião e aconchego
A reforma da área social para um jovem casal que adora receber amigos contou com uma sala de estar integrada com a de jantar, que é complementada pelas confortáveis cadeiras e poltronas selecionadas.
O projeto, realizado pela arquiteta Gabriela Casagrande, conta ainda com um bar que contempla uma churrasqueira toda revestida em mármore Michelangelo Nuvolato.
Integração e elegância
Com praticidade e elegância, a residência projetada pelas arquitetas Jéssica Freitas e Sabrina Pegoraro, do escritório Onetip Arquitetura e Engenharia, conta com uma área gourmet descontraída e muitas integração entre os ambientes.
"Procuramos integrar ainda mais a sala de jantar, dispondo portas de correr em vidro, que abertas, resultam num espaço amplo e conectado diretamente com o exterior e a área gourmet.
O jantar também se conecta com a sala de televisão, proporcionando assim vários pontos para a contemplação do jardim, bem como a integração dos espaços", explicam.
Descontraído e confortável
Um espaço gourmet contemporâneo, unindo funcionalidade e estética, em harmonia, para a casa de um jovem casal. Esse foi o conceito definido pela arquiteta Letícia Mariana, do Studio Lunno, para o projeto do Espaço Gourmet M.E, que tinha como intuito deixar o ambiente descontraído e confortável.
"Criou-se então uma bancada na qual eles conseguem se reunir enquanto cozinham, e uma mesa com oito lugares. Trouxemos o forro em madeira, com spots embutidos, e painéis em Muxarabi, conseguindo assim trazer contemporaneidade."