Do lado de fora: 6 diferentes soluções para ambientes externos inspiradores

Deck retrátil amplia a área do piso e oferece segurança quando a piscina não está sendo utilizada. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo | Fernando Zequinão
A área externa é um dos pontos de atenção dos profissionais nestes seis projetos selecionados do Anuário Haus 2019. Da concepção da estrutura de um prédio ao projeto de paisagismo, diferentes soluções são apresentadas para aproveitar os espaços externos da melhor maneira possível.
Iluminação natural
Com apenas cinco unidades residenciais, o Edifício América, idealizado por Amir Shafa e Douglas J. Andrade, prioriza conforto e privacidade. As amplas janelas permitem uma boa iluminação e ventilação dos apartamentos, que contam com sala integrada com cozinha americana, studio, quarto de visitas, banheiro social e uma suíte. O declive de dois metros do terreno foi aproveitado e a área da garagem foi divida com um gramado, trazendo a natureza para o conceito.

Refúgio ao ar livre
A natureza envolve a área externa do projeto de Cleusa de Souza. A proposta conta com uma piscina biológica e um lago natural, que formam uma bonita paisagem com a mata ao fundo. A chácara tem construções americanas e rústicas, como o “front gable” da academia, com estilo que remete aos celeiros. À noite, a iluminação cria o clima de “cabana na mata”.

Integração
A área externa se tornou um grande espaço de convívio social no projeto de Mariana Stockler. Concebida para uma família que adora receber convidados, a residência com traços contemporâneos garante a integração entre os ambientes interno e externo por meio das grandes portas de vidro.

Piso expandido
A piscina da casa de campo assinada por Olga Bergamini e Gilberto Inoue pode ser coberta por um deck retrátil. A solução, que garante a segurança do ambiente enquanto a piscina não é utilizada, também amplia a área externa, ao se integrar ao piso. A grande varanda coberta complementa o conceito de utilização dos espaços abertos e o bosque nativo aproxima o contato com a natureza.

Outra proposta que integra a piscina a um espaço social é a da residência em condomínio fechado, também concebida por Olga Bergamini e Gilberto Inoue. O living social é integrável às demais áreas, íntimas e de lazer, por meio de grandes portas de correr. O deslocamento da piscina permite o melhor aproveitamento da área, dando espaço a um gramado lateral que amplia a área social.

Externo, mas coberto
O projeto residencial de conceito aberto, com ambientes integrados, assinado por Valeria Ribeiro, transformou a área de serviço em um espaço social. Para fortalecer o estilo contemporâneo, foram usados pergolados largos, formando assim mais uma área de convívio, que é delimitada pelas portas de vidro. A cobertura também em vidro permite a entrada da iluminação natural e torna o ambiente mais aconchegante.

* Especial para a HAUS