8 projetos de residências amplas que têm a integração como destaque

Cores neutras e elementos naturais trazem aconchego para os ambientes. Foto: Renata Salles
Ambientes espaçosos, mas muito aconchegantes. Essa é a proposta dos oito projetos selecionados entre os que fazem parte do Anuário Haus 2019. Seja em casas ou apartamentos amplos, os profissionais buscaram soluções que aproveitam o espaço com elegância e personalidade, sem deixar de lado o conforto do lar, que serve como um refúgio à rotina. Do estilo contemporâneo ao neoclássico, as propostas são inspiradoras. Confira!
Moderno
Com pegada contemporânea, o projeto de Amir Shafa tem 350,47 m² distribuídos em dois pavimentos: no superior estão as três suítes e o estar íntimo da casa, enquanto no térreo está toda a área de convívio social. A amplitude é aproveitada com grandes aberturas, que permitem a entrada da iluminação natural. A área externa se integra à paisagem e conta com um espaço reservado para momentos em família.

Clássico aconchegante
O estilo provençal com detalhes industriais foi usado no projeto de Karolinna Venturi, que busca valorizar a área social para momentos em família. A composição com paleta de tons cinzas contrasta com as texturas, como tijolinho, ladrilho hidráulico, madeira e concreto. A integração dos ambientes amplia os espaços e reforça a intenção de manter a proximidade entre os moradores da casa.

Um convite ao Sol
O pé-direito alto dá espaço ao grande painel em structural glazing, que revela a paisagem externa no projeto de Elaine Zanon e Claudia Machado. O estilo contemporâneo é marcado por tons neutros, que vão do cinza ao preto. A proposta foi criar um “refúgio” para um jovem casal, com a integração entre a área interna e externa.

Inspiração londrina
Com arquitetura neoclássica, o projeto de Cinandra Geremia mistura estilos com equilíbrio e elegância. O design londrino é lembrado no ambiente pelo uso de estofados com capitonês, papel de parede marcante e madeira. Já os tons escuros e linhas retas que predominam na sala de jantar, indicam a contemporaneidade da proposta e criam uma integração entre os espaços com personalidade e sofisticação.

Cores neutras e madeira
A cobertura assinada por Julia Lis usa elementos naturais, como a madeira e plantas, que trazem um ar de aconchego aos moradores. Com 255 m², o projeto fez uma readequação de paredes e aberturas que ampliaram os ambientes. As cores neutras foram aplicadas em todos os cômodos, o que criou continuidade entre eles.

Natureza no olhar
A área externa, repleta de verde, se integra aos ambientes internos por meio das paredes de vidro na proposta de Marcos Bertoldi. Ao mesmo tempo, a privacidade é mantida por meio da direção das aberturas. A sala principal é voltada para a rua, enquanto o quarto do casal tem vista para a mata ao fundo do terreno. O piso branco funciona como uma superfície refletora da luminosidade natural.

O campo em casa
A casa de campo com linhas clássicas, projeto de Gilberto Inoue e Olga Bergamini, é utilizada pela família para momentos de relaxamento, lazer e atividades esportivas. Para as áreas internas no térreo, o projeto de interiores procurou atender à intimidade da família e, ao mesmo tempo, possibilitar grandes reuniões por conta dos espaços integrados. Já a área externa se integra ao bosque nativo aos fundos da edificação por meio de uma grande varanda coberta.

O segundo projeto da dupla tem linhas retas e limpas, marcando o conceito contemporâneo da casa construída em condomínio fechado. A integração do living social às áreas íntimas e de lazer é possível por meio de grandes portas de correr, que também tornam o ambiente integrável às áreas da piscina aos fundos.

*Especial para a HAUS