Top 10 luminárias e lustres que roubam a cena na decoração
Pendente traz formas marcantes e iluminação direcionada. Foto: Joel Rocha | Joel Rocha
Toda mesa de jantar pede uma iluminação à altura. De lustres suntuosos à combinação de pequenas luminárias, cada espaço dialoga melhor com um tipo de objeto. A peça é decorativa e funcional e costuma chamar a atenção nos projetos, já que permite ousadia e dá vazão à criatividade de arquitetos, designers e artistas plásticos. Prova disso é que cada vez mais os profissionais optam por incluir no projeto luminárias e lustres desenhados com exclusividade ou, ainda, pela criação de combinações únicas com base em peças simples. O que importa é fugir do óbvio!
Nas propostas apresentadas no Anuário HAUS 2018 o objeto chamou a atenção em diversos ambientes – dos mais clássicas aos contemporâneos e industriais. Confira como dez profissionais usaram peças arrojadas para conferir ainda mais identidade aos espaços:
Estrutura industrial aparente
Anna Karolinna Venturi escolheu a peça pela linguagem industrial das lâmpadas e estrutura aparente na cor preta. Fabricada em estrutura de ferro pintada, as hastes de apoio das lâmpadas são flexíveis, possibilitando diferentes formas de posicionamento. As lâmpadas são envoltas por um bulbo em vidro na cor bronze, em harmonia com a linguagem que tem base contemporânea e estilo industrial.
Combinação de pendentes retos
No projeto desse apartamento predomina o estilo contemporâneo, com cores sóbrias, mobiliário de design, iluminação pontual, acabamentos de alto padrão. Para destacar o ambiente com a mesa de jantar de 14 lugares, Daniela Barranco Omairi escolheu uma combinação de 20 pendentes com 50 cm de altura em alumínio na cor preta (Lumini, de São Paulo). “A escolha desses pendentes foi para uma melhor e mais uniforme distribuição de luz na mesa que tem 4 metros de comprimento”, conta a arquiteta que completa que a opção por um único lustre grande não traria a suavidade e a fluidez da combinação.
Pendente de designer
As arquitetas Bianca Caron Decker e Maria Fernanda Bagatin escolheram a luminária chamada de “Jabuticaba “, da designer Ana Neute para a Itens, para compor a reforma da decoração dessa casa. A peça tem design elegante e inovador e confere sofisticação e personalidade ao ambiente. Na parte funcional, traz uma luz difusa e agradável ao espaço.
Pendente metálico contemporâneo
No projeto desse apartamento duplex de 100 m² assinado por Guilherme Torres, o pendente metálico, de estilo contemporâneo e com cores sóbrias e masculinas, atende o tamanho da mesa, de 6 metros de comprimento. A peça, que figura como elemento principal da sala de jantar, foi escolhida por seus vários focos de luz que podem ser distribuídos da melhor maneira sob o móvel.
Pendente linear longo
Nesse projeto, a sala de jantar é percebida de muitos ângulos em função dos desníveis da casa. Dessa forma, a luminária ganhou um caráter importante e o arquiteto Luiz Volpato optou por um pendente grande, porém delicado, para contrastar com a agressividade da laje e os painéis de madeira. A luminária linear longa, branca, da Starluz tem forma bastante pura e iluminação direcionada somente para a mesa.
Luminária fluida e leve
Para compor o projeto de um apartamento contemporâneo, integrado em todos os espaços e com traços fortes e bem marcados, Juliana Meda buscou uma peça fluida e que preenchesse o teto de uma forma leve. Além disso, a luminária precisava ser grande e com presença, já que foi usada sob a mesa de jantar de um apartamento de 450 m². Por isso, escolheu essa luminária geométrica em aço gold, assinada pelo designer curitibano Albert Diego, da Dsgselo.
Combinação de pendentes brancos
No projeto de Fernanda Cassou, a combinação de sete pendentes brancos vazados e de tamanhos diferentes traz movimento ao espaço em cima da mesa de jantar. Ocupando quase toda extensão da mesa, promove a distribuição regular da iluminação. Com design clean e elegante, a luminária conversa com o restante do estilo do décor desse apartamento.
Lustre em tubos cinza-chumbo
O lustre posicionado em cima da mesa de jantar, que fica na sala integrada com a cozinha, escolhido pela arquiteta Rikelly Wolter, destaca-se no espaço por seu design contemporâneo. Os seis tubos em cinza chumbo com detalhes em aço gold também contribuem para deixar iluminação mais homogênea sob a mesa. A peça conversa com o restante da decoração do apartamento, com conceito moderno e acolhedor.
Metal bronze
Andressa Moraes, Mauricio D’Avilla e Lucas Wolff, no projeto dessa sala integrada, utilizaram a combinação de três pendentes, que foram posicionados de forma assimétrica para proporcionar a ideia de movimento. O acabamento em vidro e metal no tom bronze confere destaque às peças, contrastando com o restante da decoração em tons claros.
Janaina Macedo escolheu o pendente Balor da Mantra, feito em aço inoxidável com acabamento polido, que tem aparência de uma joia e cria efeitos com a sombra à medida que a luz interna ultrapassa os elementos vazados da sua superfície. A peça é leve e transparente, podendo se adaptar a diversos tipos de ambiente!
*Especial para a Gazeta do Povo