9 projetos de cozinhas para todos os gostos e espaços disponíveis
A iluminação em pontos estratégicos deixa o espaço mais moderno. Foto: Divulgação
Se antes a cozinha era um local secundário e restrito ao preparo das refeições, hoje é uma das prioridades na hora de se pensar nos mobiliários e na decoração. Uma das grandes tendências dos últimos anos é a cozinha integrada à sala de jantar ou à churrasqueira, que dá ao espaço sensação de amplitude e cria um ambiente aconchegante e funcional tanto para o dia a dia quanto para receber os amigos. Das cozinhas mais tradicionais, com móveis em tons claros e azulejos, às mais arrojadas, com mobiliário colorido e diferentes revestimentos, separamos nove projetos apresentados no Anuário HAUS 2018. Confira:
Tons de cinza e madeira
A cozinha projetada por Francyelle Cordeiro e Giovana Godoi destaca o mobiliário em tons acinzentados, com bancada preta e revestimento em madeira. O uso de plantas ajuda a trazer aconchego ao espaço. O projeto luminotécnico em lugares estratégicos equilibra as tonalidades e traz um toque ainda mais moderno para a cozinha. Para manter a continuidade do mobiliário, as profissionais optaram pelo uso de eletrodomésticos embutidos. Um exemplo é a geladeira que se integra aos gabinetes do mobiliário, deixando o ambiente mais clean.
Mistura dos estilos clássico e industrial
No projeto da cozinha de um estúdio de 29 m², Gabriela Meister e Roseli Aderno buscaram fazer uma brincadeira trazendo o estilo clássico com uma pegada industrial. As profissionais usaram o revestimento metrô white na padronagem chevron e banquetas de alumínio pintado. O granito branco siena e detalhes em madeira trazem elegância e sofisticação ao ambiente. O desafio foi trazer todas as funcionalidades de uma cozinha comum para um espaço reduzido de 4 m².
Espaço integrado à churrasqueira e ao jardim
No apartamento garden assinado por Maria Fernanda Pereira, Ana Dal Pizzol e Thaise Andrade, a cozinha originalmente era separada das demais áreas sociais e acessada diretamente do hall de entrada. No projeto, as profissionais eliminaram o antigo acesso, deixando o espaço mais amplo. A parede da sala foi removida e uma charmosa iluminação com arandelas embutida em um pilar existente. O espaço também foi integrado à churrasqueira e aberto para o jardim. O pé-direito alto, antes escondido sobre o forro rebaixado, foi revelado e aproveitado para exibir a coleção de pratos herdada de família. Todo o mobiliário em laca freijó foi desenhado pelo escritório e executado em marcenaria sob medida, assim como a mesa de jantar.
Branco e preto
O desafio encontrado pelo arquiteto Guilherme M. Vaz de Mello foi reformar a cozinha e dar uma outra roupagem ao espaço, porém sem fazer nenhuma obra. A solução encontrada para a complexidade das diversas quinas do espaço foi minimizar as informações visuais, optando pelo uso das cores branca e preta, além de textura neutra. Os toques reflexivos do vidro, o uso do granito negro e do aço inox dos eletrodomésticos deixaram o espaço mais sofisticado. As paredes foram todas revestidas com painéis de madeira branca com a mesma textura do armário, conferindo homogeneidade ao ambiente.
Ampliação do espaço
A integração foi o ponto de partida para a proposta assinada pelas profissionais Tatiana Ravache e Laura Ribas. A cozinha foi integrada a um pequeno ambiente com uma churrasqueira, que foi demolida abrindo espaço para uma cristaleira com vidro reflecta bronze e iluminação LED. Uma grande bancada em dekton, móveis em tons fendi e off white e revestimento 3D da Portinari deixaram o ambiente mais elegante. Trazendo rusticidade, a bancada em madeira natural e com bordas orgânicas acomoda os moradores para refeições rápidas. Para maior amplitude, integrou-se também a cozinha à sala de jantar, que podem ser isoladas por portas de correr quando necessário.
Clássica e aconchegante
Amir Shafa apresenta uma cozinha em estilo americano, aberta e conectando a área de refeições e a churrasqueira, que foi revestida com ladrilho. Os móveis claros foram usados em composição com ladrilhos rústicos. A ilha tem a função de unir e agregar familiares e amigos em um ambiente acolhedor e ensolarado.
Eletros vermelhos
Danielle Vianna e Patrícia Mazalli guiaram o projeto dessa cozinha pelo conceito de integração dos ambientes sociais. O objetivo foi proporcionar momentos de lazer durante as refeições. A porta de correr em vidro reflecta permite isolar os ambientes quando desejado. As cores neutras, como branco e marrom, são a base da composição, que trouxe ainda eletrodomésticos na cor vermelha, quadros e um painel de giz.
Madeira escura e tijolo branco
O revestimento em tijolo aparente branco contrasta com o tom escuro da madeira dos móveis da cozinha assinada por Leonardo Gazzalle. Compacto, o ambiente teve a funcionalidade como prioridade e apresenta o estilo rústico moderno.
Clássica
O conceito clássico da decoração da sala estende-se para a cozinha, que se une ao ambiente nesse projeto de Izabella Armelin. Em um pequeno apartamento de 47 m², a cozinha de 5,4 m² precisou trazer soluções de aproveitamento de espaço para que unisse a funcionalidade e decoração. O uso de móveis sob medida possibilitou o planejamento de cada detalhe. O espaço tem estilo discreto e leve.
*Especial Gazeta do Povo