Seis projetos para aprender a usar o papel de parede em qualquer ambiente

Papel de parede em estampa descontraída de folhas confere personalidade ao ambiente. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Quer mudar um ambiente da sua casa, mas não quer investir em uma reforma para fugir do quebra-quebra? Pense em usar papel de parede. Os produtos são capazes de transformar um ambiente e tem a seu favor o fato de serem de fácil instalação e um custo-benefício interessante.
Além disso, o papel de parede pode ser usado em diversos ambientes, do banheiro ao living. A quantidade de cores, estampas e padronagens disponível no mercado é muito grande, entre produtos nacionais e importados. Dependendo da padronagem, é possível ganhar um ambiente mais elegante, descontraído ou com mais personalidade. No Anuário HAUS 2017 há vários projetos que recorreram a esse artifício para mudar a decoração de uma ambiente. Confira e inspire-se:
Valéria Ribeiro usou papel de parede em todos os ambientes deste projeto. Na sala de televisão o papel madeira tem aspecto bastante real. Foi usado para dar contraste com a outra parede, que traz um painel de retalhos de porcelanatos e cimento queimado.

No hall do aquário, Valéria Ribeiro usou um papel que imita couro. O material deu destaque ao quadro de Luiz de Souza. Os espaços projetados pela arquiteta têm estilo industrial, acolhedor e ao mesmo tempo funcional e tiveram o desafio de priorizar o reaproveitamento e a mistura de materiais.

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande desenvolveram o projeto da sede de Curitiba de um escritório de advocacia de atuação nacional, mantendo as características atemporais e contemporâneas de uma empresa cosmopolita. Um espaço único e interativo para os advogados associados e staff. Aqui, o papel de parede traz estampa que faz alusão à cidade de Londres e seus arredores, uma forma de trazer o ambiente dos grandes centros urbanos ao projeto.

Romy Schneider transformou esse apartamento para se adaptar ao conceito de espaço integrado. Cozinha, copa e sala de tevê viraram um único ambiente. A sala de tevê recebeu persiana amadeirada e papel de parede em cinza escuro na parede atrás do sofá, conferindo ao ambiente elegância e aconchego.

Giselle Pacheco projetou um espaço aberto no qual as poucas paredes são valorizadas por papel de parede, painéis de madeira e obras de artistas. Nessa parede o papel escolhido foi em tom de cinza com estampa de folha, conferindo aspecto descontraído ao ambiente, que recebeu também objetos de decoração e design.

Jayme Bernardo buscou criar um ambiente impactante e acolhedor, que fosse o cartão de visita da nova decoração de um apartamento de 385 m². As paredes do lavabo foram revestidas com papel de parede com textura bem marcada e geometria moderna, que se contrapõe ao espelho na cor bronze.

O destaque do lavabo projetado por Isabella Marinho e Siomara Setti fica por conta do papel de parede com estampa floral. O espaço seguiu a proposta do restante do apartamento, que traz conceito foi norteado pela busca uma atmosfera aconchegante e clean com pitadas de cores alegres.

*Especial para a Gazeta do Povo.