Casa ou apartamento?

Anuário Imobiliário 2023

5 empreendimentos que trazem apartamentos com “cara de casa”

Brunna Gabardo Roth, especial para HAUS
02/05/2023 15:22
Thumbnail

Noar, da Neolar, é um dos novos empreendimentos que adota o conceito de casas suspensas. | Foto: Divulgação

Quem prefere morar em casa geralmente justifica sua escolha citando o espaço interno – muitas vezes mais amplo que o de apartamentos – e a possibilidade de ter sacadas, varandas, jardins, ou seja, estar em contato constante com o exterior e a natureza – o que é, em geral, mais restrito nos condomínios verticais.
Com isso em mente -- e buscando oferecer a seus clientes todo o conforto possível em termos de moradia --, muitas incorporadoras passaram a desenvolver empreendimentos residenciais verticais com unidades amplas, que contam com generosas áreas privativas externas e integração com a natureza. Quando no térreo, são chamadas gardens, mas nos andares mais altos vêm sendo denominadas casas ou residências suspensas.
Selecionamos cinco exemplos que contam com esse tipo de apartamento entre os empreendimentos presentes no Anuário Imobiliário HAUS 2023:

"Vazios" e muita vegetação

Proporcionando um horizonte verticalmente belo, muitos “vazios” e verde, o Noar, empreendimento da Neolar no bairro Cabral, conta com unidades tipo e também casas suspensas e gardens de até 387 m² que trazem a vegetação como parte da arquitetura e elemento construtivo da edificação em seus terraços. Com uma arquitetura marcada pelo equilíbrio entre os espaços, o edifício promove uma relação com a paisagem urbana e as áreas externas por meio de traços abertos e elegantes.

Vista para o MON

Com uma leitura contemporânea, o Rodin Residence, empreendimento da Plaenge, traz o conceito de bem viver para seus apartamentos. Além de ser um projeto integrado ao paisagismo, uma das marcas das residências suspensas, os apartamentos são amplos: as plantas variam entre 228 m² a 260 m² em gardens com área descoberta, e coberturas duplex de 348 m² privativos. As varandas também são um diferencial, formando um elemento geométrico, moderno e com guarda-corpo panorâmico, importante para o melhor aproveitamento da luz solar e da bela vista.

Plantas de até 1.043 m²

Expressando a brasilidade em uma das regiões mais valorizadas da cidade, no Bigorrilho, o KAÁ, empreendimento da Laguna, é formado por residências suspensas com áreas privativas que variam de 181 a 1.043 m². São 48 unidades projetadas como casas suspensas e escalonadas, e caracterizadas pelo aconchego e conforto, imersas em um amplo terreno descoberto composto por inúmeras espécies nativas. Nessa criação, a casa é, também, a própria paisagem.

Diálogo com a natureza ao redor

Envolto pelo bosque do Parque Barigui, o Terrasse Nature, lançamento da Terrasse Engenharia, oferece tranquilidade e contato com a natureza. Com duas torres que acompanham o tamanho das copas das árvores da região, conta com unidades garden e coberturas duplex, com metragens entre 143 e 318 m² privativos. Alinhando conforto e segurança, o projeto foi concebido não apenas para proporcionar belas vistas, mas também para que os moradores se sintam em um oásis em meio à vida urbana.

Foco no conforto e aconchego

Um edifício que tem a felicidade como essência e que busca valorizar os momentos simples com apartamentos que remetem ao bem-estar e conforto emocional. Essa é a proposta do Denmark, empreendimento da GT Building, o primeiro no Brasil com conceito Hug House: a casa que abraça. Entre as unidades, há apartamentos garden e coberturas com metragens que variam de 366 a 554 m² e que contam com ambientes integrados, criando espaços que provocam uma sensação de aconchego familiar e uma atmosfera de alegria.