A compra de um imóvel é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Não é por acaso que a escolha do lar — onde na maior parte das vezes o morador viverá por muitos anos — seja cercada de expectativa. Para que você encontre o espaço que tanto procura com tranquilidade e segurança, conversamos com Tatiany Vendrame, empreendedora e corretora de imóveis, e com Carlos Eduardo Canto, sócio-fundador da Canny Imóveis. Eles deram dicas de fatores que devem ser observados com atenção para fazer a escolha certa da nova moradia.
Tipo de imóvel
Viver em casa ou apartamento? Essa é a principal pergunta a ser respondida antes de começar as buscas. A procura por imóveis com área externa cresceu na pandemia — o que inclui casas, coberturas e apartamentos garden. Portanto, se essa é uma prioridade para os moradores, essas são boas opções para levar em consideração. Para quem prioriza segurança e praticidade, o apê pode ser a melhor opção, enquanto a casa oferece mais privacidade.
Localização
Viver perto do trabalho é uma prioridade para os futuros moradores? Onde fica a escola dos filhos — morar longe dela é uma opção? Essas são algumas questões que devem ser definidas para entender qual é a localização ideal do imóvel. Se a família morou durante muitos anos em um bairro, é necessário avaliar também se irá se adaptar a outra região da cidade.
Estrutura familiar
Um dos fatores mais importantes para a decisão de compra é a configuração da família que viverá no imóvel. Considere os desejos e prioridades de cada um, e como a escolha da moradia influenciará a rotina e qualidade de vida. E não se esqueça de projetar o futuro: se você pensa em aumentar a família em poucos anos, escolha um imóvel que atenda a essa necessidade.
Estilo de vida
Leve em conta o estilo de vida da família. Caso ela goste de fazer atividade física, por exemplo, salas de ginástica bem equipadas podem ser um diferencial. Quanto mais exclusivo é o empreendimento, maiores são as possibilidades do condomínio oferecer áreas de lazer que tornem a vida dos moradores mais prazerosa.
Acessibilidade
A longevidade está cada vez maior. Portanto, tanto quem é mais velho quanto quem pretende envelhecer na futura casa deve levar em conta a acessibilidade na arquitetura: existem escadas que podem ser empecilhos no futuro? Há estrutura para a instalação de barras e suportes? Considere tudo isso antes de fechar negócio.
Preço
É preciso ser realista e fazer um bom planejamento financeiro antes da compra. Em caso de financiamento, entenda o que é possível assumir levando em conta as futuras parcelas. É importante considerar também os custos com impostos, com a mudança e com possíveis reformas.
Profissionais qualificados
Buscar a ajuda de um corretor especializado no perfil do imóvel desejado é uma boa pedida. Esse profissional deve ser alguém de confiança, pois é quem deverá assessorar o cliente em todos os critérios relevantes na hora da compra. Tenha também um advogado que possa dar um parecer sobre a documentação.