Nesta sexta-feira, 4 de março, a Ponte Rio-Niterói completa 42 anos. E o Google prestou uma homenagem à construção, um símbolo do Rio de Janeiro. Foi criado um Doodle (versões modificadas do logotipo do Google, usado especialmente para feriados, aniversários e outras datas importantes) para a página principal. A imagem é um desenho da ponte com as letras da marca sendo exibidas como sombras dos famosos pilares da obra, construída sobre a Baía de Guanabara para ligar os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. A arte é exclusiva para o Brasil e foi criada pelo ilustrador Patrick Leger.

História
A ponte foi construída durante a administração do presidente Costa e Silva e, por isso, leva o nome do político. O início das obras foi em 1968 e a inauguração em 4 de março de 1974. O projeto foi idealizado por Mario Andreazza, então Ministro dos Transportes. São pouco mais de 13 quilômetros de extensão, sendo quase nove quilômetros sobre a água. O tempo médio de travessia é de 13 minutos, quando não há engarrafamento. Diariamente cerca de 150 mil pessoas trafegam pela Ponte, de acordo com informações da concessionária Ecoponte.
A suntuosa construção causou polêmica. Por conta de uma mudança no consórcio que foi o responsável por colocar a ponte em pé, 80% da obra foi construída em 720 dias. Com o ritmo acelerado, os operários enfrentaram condições adversas sem a devida proteção. O trabalho em locais muito altos ou submersos a até 20 metros de profundidade causou inúmeros acidentes. Oficialmente, são 33 mortes. Mas há relatos de que teria havido muitos outros, perto de 400 fatalidades.