Reconhecimento

HAUS Imobi

Projeto curitibano é o primeiro do país a receber o selo GBC Biodiversidade

Da redação
08/10/2024 18:28
Thumbnail
Novo selo do Green Building Council Brasil foi concedido ao projeto de paisagismo da Casa Hype, sede da Hype Empreendimentos
O mercado imobiliário de Curitiba é reconhecido pelo investimento dos incorporadores em projetos e soluções que garantem a sustentabilidade e qualidade de vida nos empreendimentos, chancelados pelos mais importantes selos nacionais e internacionais do setor.
A partir desse fato, não é surpresa que o novo selo lançado pelo Green Building Council Brasil (GBC), GBC Biodiversidade, tenha sido concedido a um projeto curitibano: a Casa Hype. Sede da Hype Empreendimentos, o espaço é o primeiro do Brasil a receber a certificação, que destaca o projeto paisagístico do espaço, assinado pela Bloco Base, consultoria especializada em construções sustentáveis.
A certificação foca as áreas mais impactadas pelo setor da construção civil, especialmente a Mata Atlântica e o Cerrado, e reconhece projetos voltados à preservação e regeneração ambientais a partir da utilização de, pelo menos, 75% de espécies nativas nos projetos paisagísticos dos empreendimentos.
Soma-se a isso a exigência por variedade de espécies, afim de evitar que grandes áreas sejam ocupadas por um único tipo de planta, e a remoção das invasoras. A presença de plantas que dão flores e, consequentemente, atraem polinizadores e de árvores frutíferas nativas também são obrigatórias. Nos casos em que o terreno da construção não comporte jardim, a compensação pode ser feita por meio do plantio de árvores nativas em área próxima do bioma local e que seja equivalente ao dobro do terreno onde o empreendimento foi construído.
No projeto da Casa Hype, 100% das espécies do jardim são nativas. Algumas são originais do espaço, antes cultivado pela antiga família moradora do chalé da década de 1970, que foram mantidas pelo seu valor histórico. Outras foram inseridas por serem espécies ameaçadas de extinção e por estarem presentes em empreendimentos da incorporadora.
“Escolhemos espécies como a palmeira juçara, que é símbolo da destruição da Mata Atlântica, e que produz frutos essenciais para aves médias e grandes, como tucanos e papagaios. Também criamos uma área campestre com carqueja, planta importante no Paraná, e banco para contemplação do espaço”, conta Iago de Oliveira, sócio-fundador da Bloco Base.
Para o diretor de incorporação da Hype Empreendimentos, Nikolas Gules Batista, o selo representa um importante reconhecimento na jornada de sustentabilidade da empresa. "Estamos comprometidos em aplicar a mesma metodologia em outros empreendimentos, ampliando nosso impacto ambiental”, destaca.
Mesmo propósito tem o GBC que, com o lançamento do selo, pretende incentivar a adoção de espécies nativas dos biomas brasileiros no projeto paisagístico dos empreendimentos, além de estimular áreas públicas e privadas para a regeneração e preservação da biodiversidade, "um dos maiores tesouros da nação", como lembra Felipe Augusto Faria, CEO do Green Building Council Brasil.