Meio Ambiente

HAUS Imobi

RAC divulga pesquisa sobre “Descarbonização na Construção Civil”

Redação
15/05/2024 13:51
Thumbnail

Imagem de obra no SEBRAE, atendida pela construtora RAC. | Divulgação RAC

Conteúdo, com apoio institucional do GBC Brasil, foi apresentado durante Fórum ESG na FIEP.
Com o aumento do impacto de eventos climáticos, questões relacionadas ao meio ambiente que vêm sendo amplamente debatidas, agora ganham protagonismo necessário dentre os planos de ação de empresas ao redor do mundo. Desde 2023, o Grupo RAC desenvolve um estudo técnico com foco na descarbonização da construção civil. O objetivo do trabalho é identificar os materiais com menor impacto nas construções e avaliar formas de implementá-los nas construções. O lançamento da pesquisa foi realizado no “Fórum ESG – Descarbonização na Construção Civil”, no dia 15 de maio, das 14h às 17h, no auditório da Federação das Indústrias (FIEP), no Jardim Botânico.
O evento contou com o apoio institucional do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e contemplou painéis com fornecedores, como ArcelorMittal, Cebrace, Saint-Gobain, Tarkett e Votorantim, sobre as estratégias adotadas por cada player para reduzir as emissões de carbono.

Redução Importante

A pesquisa inédita representa uma colaboração importante para a melhor compreensão de como é possível reduzir as emissões do carbono incorporado provenientes dos materiais nas obras, tendo como meta atingir o Net Zero Carbon. O estudo foi elaborado com base na metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados pelo resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço.
A simulação da substituição total dos oito materiais-base avaliados no estudo demonstrou que eles permitiriam uma redução de 33,16% nas emissões de carbono na construção da sede do Grupo RAC, que foi usada como case da pesquisa. Como forma de validar a análise, o resultado da simulação foi comparado com um benchmark estabelecido pela World Business Council for Sustainable Development (WBCSD, 2021), representando uma redução de 48,07% em relação ao benchmark global.
Os resultados enfatizam a importância da diminuição do carbono incorporado por meio da seleção criteriosa de materiais e de processos, especialmente no estágio inicial do projeto, quando é possível propor possibilidades de redução das emissões de poluentes de forma mais efetiva.

Vanguarda em ESG

Este ano, em 24 de abril, o Grupo RAC lançou a terceira edição de seu relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2023. O documento reuniu as ações e estratégias envolvendo planos ambientais, econômicos e sociais para materializar as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e relacionar o negócio da empresa à Agenda 2030 da ONU - série de compromissos assumidos pelos países-membros da instituição, que inclui 169 metas atreladas a 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), visando erradicar problemas socioambientais.
Com o relatório, o Grupo RAC obteve o Prêmio Sesi ODS 2022 na categoria Governança, que reconheceu a empresa entre as 12 indústrias paranaenses premiadas por atuar na temática ESG, e a aquisição do selo que chancela a RAC Engenharia como a primeira Empresa B certificada no setor de construção civil do sul do país.
Em 2023, o Grupo RAC também lançou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa das Atividades da HIEX de 2022 e uma meta de compensação de 100% das emissões de GEE das atividades inventariadas. O levantamento subsidiou o plano de mitigação e neutralização das emissões de carbono da sede da empresa e das obras da HIEX.