Coluna de Hadassa Bonin
HAUS Imobi
O que são as "casas suspensas"? O conceito por trás de um fenômeno do mercado imobiliário
Empreendimento Noar, da Neolar, apresenta o conceito de "casas suspensas" | Divulgação
Nos últimos anos, o termo "casas suspensas" ganhou destaque no mercado imobiliário brasileiro, principalmente em campanhas de marketing de grandes construtoras. Apesar do conceito parecer abstrato à primeira vista, trata-se de uma estratégia eficaz que une o desejo por conforto e exclusividade com a praticidade dos apartamentos modernos.
As chamadas "casas suspensas" são, na verdade, apartamentos que se destacam por uma série de características que os aproximam das vantagens de uma casa convencional, mas com a segurança e infraestrutura de um condomínio vertical. O termo é usado principalmente para descrever imóveis de alto padrão, situados em andares mais altos, que oferecem a sensação de morar em uma casa, mesmo estando em um edifício.
Principais características das "casas suspensas"
- Espaços amplos e bem distribuídos: esses apartamentos são projetados para oferecer plantas mais generosas, com grandes áreas sociais, quartos amplos e varandas, muitas vezes com áreas gourmet que remetem ao quintal de uma casa;
- Varandas e terraços integrados: uma das marcas registradas das casas suspensas são as varandas amplas e, em alguns casos, grandes terraços. Esses espaços proporcionam uma área externa exclusiva ao apartamento, onde os moradores podem montar jardins, ter uma área de lazer privativa ou até mesmo uma piscina, semelhante ao que se teria em uma casa;
- Conceito de privacidade e exclusividade: um dos pontos fortes desse tipo de imóvel é a sensação de exclusividade. Em muitos casos, a planta do apartamento ocupa um andar inteiro ou uma grande parte dele, garantindo mais privacidade, com poucas ou nenhuma parede compartilhada com os vizinhos;
- Infraestrutura de condomínio: ao mesmo tempo que proporcionam o conforto e espaço de uma casa, esses apartamentos contam com toda a infraestrutura de segurança e lazer que os grandes condomínios modernos oferecem, como portaria 24 horas, áreas de lazer, academias, piscinas, entre outros. Essa combinação atrai famílias que buscam a privacidade de uma casa, mas sem abrir mão das conveniências e segurança de um condomínio.
Por que esse conceito se tornou tão popular?
O conceito de "casas suspensas" ganhou força principalmente em grandes centros urbanos, onde o espaço para construção de casas convencionais é cada vez mais escasso. A demanda por apartamentos com metragens maiores e áreas privativas é crescente, e essa oferta responde a um público que, muitas vezes, busca a sensação de morar em uma casa, mas quer estar perto de regiões centrais e contar com as facilidades de um condomínio.
Além disso, as "casas suspensas" se tornaram um atrativo para quem gosta de receber visitas e oferecer conforto em eventos sociais, mas não abre mão de uma localização estratégica e segura. Outro ponto que favorece esse tipo de empreendimento é a vista privilegiada dos andares altos, algo que tem grande apelo para aqueles que buscam uma conexão maior com a natureza e paisagens urbanas.