Mercado

HAUS Imobi

Venda de imóveis novos registra alta de 23%

Da redação
05/12/2024 08:00
Thumbnail

Minha Casa, Minha Vida impulsionou a venda de imóveis novos nos primeiros oito meses de 2024, no Brasil | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mais de 120 mil imóveis novos foram comercializados de janeiro a agosto deste ano no Brasil. O volume representa crescimento de 23% no acumulado do período comparado aos mesmos meses de 2023, e são mais um indicativo do bom momento do setor.
Os dados são da pesquisa recente divulgada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e elaborada com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que aponta os imóveis do Minha Casa, Minha Vida como os principais responsáveis pela alta.
No período, o segmento apresentou desempenho robusto, respondendo sozinho por 28,8% do total de unidades vendidas no período (121.930). Quando são analisados os lançamentos, o crescimento registrado do MCMV chega a 43,9%, com 79.793 unidades disponibilizadas para o mercado nos primeiros oito meses do ano.
Os segmentos de médio e alto padrão também registraram alta, apesar de mais modesta, na casa de 4,7% no volume de vendas entre janeiro e agosto. O porcentual acompanha o avanço no número de lançamentos dos segmentos, 4,5%. Na avaliação da Abrainc, tais altas demonstram que a intenção de compra de imóveis segue aquecida mesmo em um cenário de alta de juros e restrição do crédito imobiliário.
"Novas fontes de funding têm se tornado necessárias para viabilizar o acesso ao financiamento imobiliário, principalmente para a classe média, que tem encontrado desafios com os juros praticados atualmente. Com novas fontes à disposição do comprador, o mercado imobiliário brasileiro continuará a se fortalecer e a contribuir de forma significativa para o PIB e para a criação de empregos e renda no país", destaca o presidente da Abrainc, Luiz França, em nota.