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Inteligência Artificial promete transformar mercado imobiliário da concepção à venda
Representação do uso de inteligência artificial em ambiente de construção civil | Imagem gerada por IA
Quem ainda acha que a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia distante do dia a dia de seu negócio no mercado imobiliário precisa se atentar: de acordo com a consultoria internacional para o segmento Drees & Sommer, a IA é a principal tendência tecnológica do biênio 2023/2024 — assim como já foi em 2022.
Em seu relatório Innovation Scouting 2024, a companhia afirma que a relevância da inteligência artificial como tendência para o mercado imobiliário já aumentou de 2022 para cá. Com base em uma pesquisa da MarketResearch.biz, diz ainda que o mercado de IA generativa para o setor da construção e imobiliário deve crescer dos atuais 356,1 milhões de dólares (2023) para 1,027 bilhão de dólares até 2033.
A expectativa é de uma “nova era tecnológica”, como coloca um relatório de pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) de 2023. “Ao mesmo tempo em que [a IA] é uma ferramenta, ela traz uma nova forma de viver e de trabalhar”, resume o estrategista de inovação e especialista em tecnologia e consumo Lucas Dieter, que discutiu o tema com representantes do setor em um lançamento da Weefor.
“Ela não só traz uma melhoria daquilo que nós já fazemos, mas cria novas possibilidades, inaugurando uma nova era tecnológica mesmo. Tem uma provocação que gosto de fazer: será que os robôs vão roubar nossos trabalhos ou será que nós ficamos tanto tempo trabalhando como robôs e agora podemos ser mais criativos, mais estratégicos?”
O mesmo levantamento da Abrainc mostrou, no entanto, que apenas 26% das empresas do setor entrevistadas tinham conhecimento de ferramentas de IA para o mercado imobiliário e 19% as tinham usado. Ainda assim, os relatos são de que o mercado está se movimentando para não ficar para trás.
“Enxergo que teremos um salto nos próximos meses”, prevê o cofundador do podcast "PropTalks" e especialista em IA para o mercado imobiliário Jota Baptista, que fala em imobiliárias híbridas com o trabalho de pessoas potencializado pelas ferramentas de IA. “Não vai ser de uma hora para outra, mas também não vai ser daqui cinco anos. Daqui cinco anos, provavelmente, todas as imobiliárias terão ferramentas incorporadas à sua operação”.
Mercado mais eficiente
Mas como a inteligência artificial vai promover essa transformação? “Se fôssemos resumir, [a vantagem] é realmente liberar o ser humano das tarefas repetitivas e acelerar todos os processos”, diz o presidente da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR), Frederico Carstens.
Tanto ele quanto os outros especialistas falam na automatização de tarefas repetitivas. Para o setor, isso significa não apenas calcular em segundos – e de forma precisa — as possibilidades construtivas dentro de um terreno específico, mas também evitar desperdícios e acidentes durante a construção, fazer manutenções antes de danos aparecerem, direcionar o atendimento a potenciais compradores para oferecer aquilo que realmente faz sentido para eles e fazer desde a análise de crédito até a vistoria em imóveis para aluguel de forma automatizada.
“Um processo que duraria um ou dois meses entre o primeiro contato e a mudança da pessoa, hoje podemos fazer em uma semana”, ilustra a gerente de marketing da incorporadora e gestora imobiliária no segmento multifamily Greystar, Livia Miceli.
Ela também destaca outro exemplo: a automatização da gestão da fila de espera. Quando um contrato se aproxima do fim e o atual locatário não tem interesse em renovar, o sistema da empresa notifica quem está na fila de espera por apartamentos com aquelas características. “Isso é muito bom para nós, porque diminui nosso período de vacância, mas também para quem procura, pois não precisa voltar a me perguntar sobre a disponibilidade, só recebe a notificação”.
Mais que isso, a tecnologia também vai estar presente nos sistemas de gestão internos, otimizando processos administrativos, financeiros e outros.
Existe, claro, uma preocupação com relação à substituição de pessoas por máquinas, mas, para quem trabalha no ramo, a questão é que o próprio trabalho das pessoas deve mudar. Outra apreensão diz respeito à segurança de dados, principalmente para quem utiliza dados pessoais de indivíduos, como imobiliárias. Nesse sentido, a orientação é estar disposto a experimentar, mas adotar ferramentas que se mostrem seguras.
Como a IA pode ser usada em diferentes etapas da cadeia do mercado imobiliário?
Veja exemplos de ferramentas que já estão disponíveis no mercado:
Prospecção e desenvolvimento
- Place: plataforma que reúne ampla base de dados sobre uma localidade (geolocalização de terrenos, legislação urbanística e dados de mercado) e permite, entre outras coisas, análises de oportunidades de mercado, estudos de viabilidade e verificação de licenciamentos. Ao cruzar e analisar os dados rapidamente, a plataforma agiliza os processos. Além disso, permite fácil visualização das informações em um gêmeo digital da localidade onde é implantada. Criada por empresa homônima, integra o Grupo OSPA, do Rio Grande do Sul;
- Chat Plano Diretor Florianópolis: também desenvolvido pela Place a pedido da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de Santa Cantarina (AsBEA-SC), o chat reúne todas as informações sobre o plano diretor e as legislações complementares de Florianópolis. “Em vez de ter que entrar no site da prefeitura e ver 15, 20, 30 decretos para ter acesso às informações, a pessoa consegue ter tudo isso rapidinho, perguntando para o chat”, resume a COO do Place, Flávia Tissot. Isso facilita as consultas ao regramento, além de permitir que elas sejam feitas a qualquer hora do dia ou da noite. Conforme Flávia, a proposta vem chamando a atenção. “Estamos tendo demanda em muitos municípios, desde Sinduncons até AsBEAs e prefeituras”, diz. A AsBEA-PR foi uma das que se interessou e está buscando viabilizar uma versão local do chat.
Construção
- Pix Safety: A proposta do produto desenvolvido pela Pix Force é garantir a segurança do trabalho nos canteiros de obra. Para isso, usa um sistema de monitoramento — que pode ser o próprio sistema de segurança da obra — e inteligência artificial para inspecionar o dia a dia do local de trabalho; em caso de desvios/ocorrências, ele emite alertas em tempo real e contribui para minimizar riscos de acidentes.
Atendimento ao cliente final
- Chatbots: entre as ferramentas que utilizam inteligência artificial, os chatbots de atendimento ao cliente figuram entre as mais conhecidas e difundidas — e não só no setor imobiliário. A JBA Imóveis, de Curitiba, utiliza um sistema que faz uma triagem inicial automatizada e encaminha o cliente para um profissional em menos de um minuto. De acordo com a empresa, a plataforma considera demanda, região, tipologia e outras características do imóvel e do cliente para identificar o profissional ideal para o atendimento;
- App do Morador: entre as muitas ferramentas com inteligência artificial utilizadas pela Greystar, incorporadora e gestora imobiliária que chegou ao Brasil em 2023 para investir no segmento de gestão de propriedades multifamily, está o App do Morador, um aplicativo utilizado por quem aluga unidades dos empreendimentos da empresa. “Uma vez que a pessoa é moradora, ela usa o app para fazer reservas das áreas comuns, solicitar serviços como de lavanderia, receber encomendas”, explica a gerente de marketing da empresa, Livia Miceli.