Resultados

HAUS Imobi

Indústria da construção civil avança e registra alta na empregabilidade em 2024

Da redação
10/12/2024 14:07
Thumbnail
Faltam pouco mais de 20 dias para o encerramento de 2024, mas a indústria da construção civil já tem muito a celebrar. Com saldo positivo, o ano foi marcado por resultados que impactam da rotina das empresas à macroeconomia nacional.
A previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do setor é de 3,5% em relação ao registrado em 2023. No que diz respeito ao saldo e ao estoque de empregos, os resultados também registram alta nos mercados local, estadual e nacional.
Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil voltou a somar três milhões de trabalhadores formais na construção civil em 2024. No Paraná, são cerca de 180 mil profissionais, dos quais 53 mil atuam em Curitiba.
“Esse desempenho é reflexo do avanço do crédito imobiliário, que deve crescer bastante em relação a 2023, e possivelmente será o ano de melhor crédito na história, atingindo algo próximo de R$ 300 bilhões concedidos para a habitação”, projeta Carlos Cade, presidente do Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná).

Curitiba, um mercado em expansão

A alta empregabilidade é reflexo do bom momento vivenciado pelo setor em diversas praças pelo país. Em Curitiba, ela foi fortemente motivada pelo aumento de cerca de 10% no número de unidades liberadas para construção, que somaram pouco mais de 20 mil habitações.
O volume de alvarás de conclusão de obra também cresceu, apresentando avanço de 40% em relação a 2023, chegando a 16 mil unidades com o CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras, o Habite-se) emitido.
“Houve um crescimento forte nos lançamentos imobiliários, passando de 11 mil unidades, número 70% superior a 2023, devido à demanda estar respondendo bem à oferta”, acrescenta o presidente da entidade. Ainda segundo ele, o setor prevê investimentos na ordem de R$ 6 bilhões para 2025, tendo como base o volume de alvarás liberados para a construção e para as obras de infraestrutura.
Para 2025, a previsão é que 4,5 mil novas vagas de emprego na construção civil sejam geradas em Curitiba, segundo pesquisa de intenção de contratação encomendada pelo Sinduscon-PR e realizada pela Brain Inteligência Estratégica. O estudo ouviu 200 empresas paranaenses, que atuam nas áreas de incorporação, obras públicas e prestação de serviços de engenharia. Delas, 31% manifestaram intenção de aumentar o número de funcionários em 2025. As contratações deverão responder aos planos de 57% das empresas de aumentar o nível de suas atividades no próximo ano.