Design
Patrocinado
Galeria de projetos
Linha exclusiva da by Kamy coroa interiores do Hotel Rosewood com ode à natureza brasileira
Cruzar as portas de entrada do Hotel Rosewood, localizado no complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, é uma atração à parte para os visitantes mais atentos ao bom design. No lobby ultraluxuoso, os olhares são prontamente atraídos para o piso, adornado por uma coleção exclusiva e exuberante assinada pela renomada artista plástica Regina Silveira e produzida a partir da expertise da by Kamy.
Batizada “Tropicals” e inspirada na fauna e flora brasileiras, ela soma 500 m² de tapetes ilustrados com insetos e folhagens sobre fundo colorido e degradê, que representa a mudança das estações. As peças que povoam o Rosewood estampam um emaranhado multiespécies tecido a mão, em 100% lã neozeolandesa, com execução detalhada e de resultado grandioso que só a by Kamy seria capaz de entregar. Entre elas estão: aranhas, formigas e mariposas que se camuflam em folhas de plantas num diálogo próximo com a brasilidade impressa no projeto do hotel, caracterizado pelo paisagismo tropical que faz dele um oásis urbano, cercado de jardins e vegetação exuberante.
A tecitura primorosa dos tapetes garantiu tradução fiel do desenho original, realizado digitalmente por Regina Silveira. No padrão, as figuras surgem em uma relação de escala surpreendente e instigante, desdobramento das investigações de Regina, cuja pesquisa artística questiona a ortodoxia e as formas pré-estabelecidas de representação, conduzindo-a a trabalhar em novas possibilidades de significados através do deslocamento do comum.
Origem
A coleção “Tropicals”, que reveste e torna inconfundível o lobby do Hotel Rosewood, deu origem à série “Fauna Mix”, exclusividade da by Kamy lançada no Salão do Móvel de Milão, em 2022. Como o nome sugere, ostenta apenas animais (peixes, cobras e insetos voadores compondo, respectivamente, as peças “Do Mar”, “Do Chão” e “Do Ar”).
Na série criada a partir de “Fauna Mix”, Regina Silveira faz alusão crítica à aura de exotismo das tapeçarias europeias realizadas durante os séculos 16 e 17 para o registro inicial de animais e populações do Novo Mundo. Mundialmente reconhecida por obras construídas a partir de imagens gráficas de diferentes origens, a renomada artista plástica ostenta uma rica trajetória: exposta e aclamada em diversas bienais, exposições, galerias e coleções públicas e privadas, além de integrar o acervo de museus como o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).