MDW 2024
DESIGN
Salão do Móvel de Milão encerra edição 2024 com recorde de público e presença massiva de brasileiros; confira os números
Um Salone del Mobile.Milano para ficar na história! A 62ª edição do evento - mais importante do mundo para o setor de design -, encerrada neste último domingo (21), registrou aumento de 17,1% no número de visitantes e fez deste o maior Salão do Móvel desde a pandemia reunindo 361.417 participantes (100 mil a mais do que em 2022).
Destes, 54,3% eram estrangeiros, tendo os chineses como os primeiros da lista de visitantes que cruzaram as fronteiras italianas. Em seguida, aparecem Alemanha, Espanha e Brasil (único latino-americano listado), seguidos por França, Estados Unidos, Polônia, Rússia, Suíça, Turquia, Índia, Reino Unido, Coreia do Sul, Japão e Áustria.
Voltada aos negócios, a feira registrou crescimento de 26,8% nas transações realizadas pelos 1.950 expositores, de 35 países, inlcuindo o Brasil. Da mesma forma, cresceu também o interesse do público final em relação ao Salão do Móvel, que somou 32.567 visitantes durante o fim de semana, dias nos quais a feira também é aberta para não profissionais. Mais uma prova da atratividade do evento não apenas para profissionais e indústrias do setor, mas também para o cliente final, para as pessoas que irão, de fato, usufruir do conforto, tecnologia e apelo estético que os lançamentos em móveis, artigos de decoração, cozinhas e banheiros têm a oferecer.
"A 62ª edição do Salone del Mobile.Milano superou todas as expectativas: foi um recorde. Obtivemos resultados excepcionais graças à confiança de um ecossistema que, mais uma vez, reconheceu a liderança internacional do evento. [...] o Salone reconfirmou sua posição como uma ponte incomparável para diálogo com as novas geografias de mercado, uma cidade intercontinental aberta à inovação, onde a competição estimula a competitividade de um setor-chave para a economia do país e mais além. Uma grande ‘fábrica’ de significado e valor duradouro, produtos e empregos, e de cultura tangível e intangível", avalia Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.
Ainda segundo ela, o sucesso desta edição se deve às bienas EuroCucina e Exposição Internacional de Banheiros (voltadas a cozinhas e banheiros, respectivamente) e ao investimento da feira no redesenho dos layouts de exposição dos estandes e dos caminhos dos visitantes nesses pavilhões, a partir de inputs da neurociência e da inserção de áreas de trabalho e descanso criadas em colaboração com o escritório de arquitetura Lombardini 22.
"O importante é continuarmos trabalhando juntos, empresas e instituições, tendo em vista a formidável intuição que tem nos impulsionado por 62 edições: criar e ser comunidade. Meus agradecimentos vão para todos aqueles que tornaram este desafio não só possível, mas concreto, inclusivo e brilhante. Como
o veludo azul de "Thinking Rooms", de David Lynch [instalação exibida durante o Salone del Mobile], uma homenagem ao pensamento generativo que move o mundo”, completa Maria.
o veludo azul de "Thinking Rooms", de David Lynch [instalação exibida durante o Salone del Mobile], uma homenagem ao pensamento generativo que move o mundo”, completa Maria.
Em 2025, o Salone del Mobile.Milano será realizado entre os dias 8 e 13 de abril.