Pra ficar de olho
DESIGN
Guia definitivo de Milão: materiais, cores, estampas e os macrotemas que marcaram a MDW 2024
Difícil quem gosta ou ao menos simpatiza com o tema design ter passado ileso ao que foi a Semana de Design de Milão de 2024. Maior e mais importante evento mundial do setor, a MDW 2024 (na sigla em inglês) foi grandiosa em diversos aspectos: do recorde de visitantes no Salonel del Mobile.Milano ao número de expositores e eventos da programação (cerca de 3 mil), passando pelos macrotemas que irão nortear o mercado de mobiliário e interiores nos próximos meses - e até anos.
HAUS esteve em Milão pelo 14° ano consecutivo e pode vê-los todos de perto. Alguns não eram exatamente novidades, pois já haviam aparecido em edições anteriores da celebração - podemos citar os tons metalizados, especialmente os prateados, e a atenção à sustentabilidade das peças, da matéria-prima ao descarte, por exemplo.
Outros, como as cores, receberam ainda mais destaque. Elas foram apresentadas em tonalidades mais vibrantes, especialmente de laranjas, roxos e azuis, como a convocar a ambientes mais alegres, vívidos e instigantes, deixando de lado a previsibilidade dos tons neutros e provocando à experimentação e à liberdade criativa para a composição dos espaços.
Junto delas, viu-se um investimento expressivo das marcas e designers nas estampas. Padronagens florais e geométricas apareceram em tecidos, vidros e acrílicos ou reeditados em peças de mobiliário em parcerias de gigantes. Foi o caso da Vitra e da Porsche, que se uniram para lançar uma coleção limitada de três das icônicas cadeiras da marca suíça: Eames Plastic Side Chair, ID Trim L e Petit Repos - assinadas pelo casal Eames (primeira) e por Antonio Citterio (duas últimas), revestidas com o tecido de padrão Pepita original da Porsche. A Kartell e a Liberty também apostaram na collab e apresentaram as cadeiras H.H.H em diferentes acabamentos estampados.
No quesito materiais, as pedras tiveram destaque - no elemento natural ou em representações de seus padrões em outros materiais.
Mas foram a cerâmica e o vidro os que reinaram entre os lançamentos. Com toque artesanal e padrões diversos, respectivamente, eles convidam ao olhar atento aos detalhes e ao mostra e esconde das transparências, assim como ao toque para se sentir as nuances das diferentes texturas.